Câmara realiza audiência em alusão ao Dia Mundial de combate ao AVC

Câmara realiza audiência em alusão ao Dia Mundial de combate ao AVC
Divulgação

Na noite desta terça-feira (29), Dia Mundial de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Câmara realizou uma audiência pública para discutir “A importância do Tratamento Precoce do Acidente Vascular Cerebral”. A audiência foi idealizada pelo vereador Luiz Akira em consonância com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA).

O acidente vascular cerebral, o AVC, conhecido popularmente como derrame, é muito prevalente, sendo a 2ª causa de morte no mundo e a 3ª em países industrializados. A elevada incidência de sequelas após o AVC determina importante impacto social e econômico.

O AVC isquêmico é o mais prevalente, correspondendo a 84% dos casos. Ocorre quando um coágulo é formado num vaso cerebral, bloqueando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro, ou por aterosclerose (placas de gordura que se formam nas paredes dos vasos sanguíneos e que podem obstruir a passagem de sangue), sendo os principais fatores de risco a Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, dislipidemia e a fibrilação atrial entre outros.

A iniciativa reforçou a necessidade em aprofundar a discussão para esclarecer os cuidados e atenção que deve ser dispensada neste sentido.

Estiveram presentes o vereador proponente, Luiz Akira, as vereradoras Cristina e Sirlene, representando o Governador de Mato Grosso do Sul (Reinaldo Azambuja), Jorge Augusto Galhardo Martinho, a diretora geral do HNSA, Ir. Aurelia Brioschi, e a secretária municipal de Saúde Pública, Angelina Zuque, que também representou o prefeito Ângelo Guerreiro.

Os palestrantes foram Dr. Elisson Antônio Francelino dos Santos, médico pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, neurologista pela Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, especialista em doenças neuromusculares pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina, docente da cadeira de Neurologia do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Três Lagoas e médico neurologista do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora; e Dr. Oacir Batista de Rezende Filho, médico pela na Universidade de Marília, com residência em Neurologia na Irmandade da Santa Casa de Londrina, e médico neurologista do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Dr. Elisson apresentou os sintomas, causas e como socorrer as pessoas em caso de AVC. Já o Dr. Oacir apresentou três casos, dando um panorama geral do AVC. Após as apresentações, responderam as dúvidas do público que estava presente e também daqueles que acompanhavam pela transmissão via Facebook da Casa do Povo.

Ao final, Akira agradeceu a presença de todos, desejando que tudo que ouviram ficasse gravado nas memórias para poderem evitar mais vítimas fatais de AVC. Assim, encerrou a audiência.