CONFIRMADO: UPA – Unidade de Pronto Atendimento pede socorro em Três Lagoas

 CONFIRMADO: UPA – Unidade de Pronto Atendimento pede socorro em Três Lagoas
 CONFIRMADO: UPA – Unidade de Pronto Atendimento pede socorro em Três Lagoas
 CONFIRMADO: UPA – Unidade de Pronto Atendimento pede socorro em Três Lagoas
 CONFIRMADO: UPA – Unidade de Pronto Atendimento pede socorro em Três Lagoas
 CONFIRMADO: UPA – Unidade de Pronto Atendimento pede socorro em Três Lagoas
 CONFIRMADO: UPA – Unidade de Pronto Atendimento pede socorro em Três Lagoas
 CONFIRMADO: UPA – Unidade de Pronto Atendimento pede socorro em Três Lagoas
 CONFIRMADO: UPA – Unidade de Pronto Atendimento pede socorro em Três Lagoas

Em reunião realizada na tarde de quarta-feira, 01 de março de 2023, na sede do Conselho Municipal de saúde, organizada pela UTAM – União Três-lagoense de Associações de Moradores, com apoio do Conselho Municipal de Saúde em virtude de denúncia feita pela Vereadora Sayuri Baez em sua rede social, enfatizando que o UPA – Unidade de Pronto atendimento, está pedindo socorro, ficou claramente evidenciado o caos que se encontra a saúde do município de Três Lagoas-MS. Na oportunidade pagadores dos altos impostos ao município tiveram um espaço livre para se manifestar em defesa da qualidade do atendimento na Unidade de saúde, alguns até evidenciando a falta de empatia com quem chega em busca de socorro. O Senhor Zenilson – Presidente da Associação de Moradores do Bairro vila Guanabara que ficou das 14 horas ás 17horas e 20 minutos (03hs20minutos), agonizando de dores e ainda não havia passado pela triagem, se fez presente e foi embora sem ouvir das “tais” autoridades em saúde pública no município uma possível solução para solucionar o problema da demora no atendimento.

A reunião contou com a presença de nove vereadores: Sayuri Baez, Tonhão, Issam Fares Junior, Marisa Rocha, Sirlene dos Santos, Paulo Veron e Davis Martinnelle e da secretária municipal de Saúde enfermeira Ealine Fúrio, além de lideranças comunitárias e munícipes pagadores dos altíssimos impostos e que tem sofridos com o descaso no atendimento da unidade de saúde fizeram com que os embates fossem acalorados, entre os que defendem a tragédia que é a gestão em saúde no Município de Três Lagoas/MS e os que cobram melhorias na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

É importante saber que a Unidade de Saúde UPA – é uma espécie de Posto de Saúde instalados nas cidades brasileiras para serem responsáveis por concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade. Em Três Lagoas funciona praticamente como pronto socorro, pois o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora que é intitulado oficialmente como Pronto Socorro da cidade não se dispõe a esta finalidade antes seja diagnosticado no UPA.

Vale ressaltar que na gestão da ex. Prefeita Marcia Moura (MDB), o UPA, funcionava 24 horas por dia, sete dias por semana e resolvia aproximadamente 97% das ocorrências na própria Unidade, sem burocracia e o povo era feliz e não sabia. Na oportunidade quando o paciente chegava a unidade, os médicos prestavam o devido socorro, controlando o problema e viabilizando o diagnóstico, fazendo assim fruir os trabalhos e a maioria dos usuários, saiam contentes, devido a empatia, o respeito, o carinho e a humanidade que era colocado em prática.

Nos dias de hoje, o sistema implantando pela atua gestão, tem provocado enorme demanda de espera, sendo que pacientes ficam de duas a três horas para serem atendidos, como aconteceu recentemente com o Zenilson, Presidente da Associação de Moradores do Bairro Guanabara, que ficou no aguardo das 14 horas até as 17 horas, e não conseguiu ser atendido no dia 22 de fevereiro de 2023.

A reunião que foi provocada pela UTAM – União Três-lagoense de Associações de Moradores – devido a inercia de outros órgãos, como o FUSUS – FÓRUM DE USUÁRIOS DO SUS que poderia ter se manifestado a respeito da postagem da Vereadora que disse em rede social que o UPA está pedindo socorro terminou por volta das 16 horas, momento em que o Presidente da UTAM – Empresário Celso José de Souza que tem se revelado como a maior liderança comunitária de todos os tempos no Município de Três Lagoas, agradeceu a presença de todos, vindo por enaltecer a vereadora Sayuri Baez pela postagem UPA PEDE SOCORRO que chamou atenção da diretoria da UTAM e provocou um debate com a sociedade civil organizada que vai dar bons frutos.

Em entrevista exclusiva ao SITE: noticiastreslagoas.com.br e à Radiowebnoticiastreslagoas.com, enfatizou que a UTAM tem participante no Forum dos Usuários do Sus –FUSUS e viabilizou uma discussão no Conselho Municipal de Saúde que acredita ser o local oficial para esse tipo de debate: “Primeiro quero parabenizar a vereadora Sayuri Baez por ter apresentado um problema e nós UTAM – como uma Sociedade Civil Organizada, estamos manifestando apoio para que se construa um vínculo coma Sociedade Civil Organizada. Acredito que este também é um dos papeis do FUSUS. Então fizemos essa provocação para que todas as partes senta independente de questão partidária e venha discutir pautas de interesse de Três Lagoas. Não podemos negar que o UPA está com atendimento em pleno extensão e com dificuldade de atender a demanda, devido ao grande índice de dengue e que em dezembro de 2022, já se falava sobre isso poderia acontecer. Então o debate não pode ser somente político, e sim para um debate amplo em busca de solução. A democracia prevaleceu e uns ficaram chateados e outros não, mas, este é o papel da instituição – UTAM”, finalizou Celso Jose de Souza

Na opinião do vereador Dr. Paulo Veron, a reunião foi ótima, vindo por parabenizar a vereadora Sayuri Baez e o Celso José de Souza, presidente da UTAM, os demais vereadores que se fizeram presentes e o integrantes do Conselho Municipal de Saúde, além das pessoas que pagam seus impostos que marcaram presença, para a discussão deste assunto que é de extrema importância e que precisa melhorar com urgência pois o UPA realmente está pedindo socorro bem como a população que faz uso dos serviços que a Unidade oferece. “Quero deixar claro que o UPA é uma unidade intermediária e está sobre carregada e pede socorro, sim. A vereadora Sayuri está coberta de razão, até porque as unidade básica encaminha para o UPA, o paciente o chega no Hospital Auxiliadora e é informado que tem passar pelo UPA, então sobre carrega os trabalhos e o pagador de impostos que tem direito ao atendimento reclama com razão”, comentou o conceituado Médico e verdor atuante em defasa da qualidade dos serviços públicos.

O vereador DAVIS MARTINELLI se manifestou com indignação a falta de propostas para solucionar os problemas por parte da Gestão em Saúde Publica no Município, pois a Enfermeira Elaine Fúrio - titular da pasta não apresentou nada com nada, e a sua contribuição na reunião foi insignificante, tipo enxugou gelo e demonstrou a falta de conhecimento e competência para solucionar os problemas que vem ocorrendo na desastrosa Gestão em saúde na cidade de Três Lagoas: “Quero parabenizar a diretoria da UTAM por esta iniciativa e a vereadora Sayuri que com sua postagem chamou atenção de um desastre que é a gestão em saúde no município e que já venho falando a muito tempo não tribuna da câmara. Hoje essa reunião foi somente para discutir a situação do UPA, mas a questão não é só o UPA, temos as unidades básicas, e o hospital Auxiliadora com as portas fechadas para a sociedade e só faz os atendimentos que forem encaminhados do UPA, e nas maiorias das vezes que o UPA solicita, a vaga é negada. Infelizmente muito se falou mas, vamos sair sem um direcionamento, pois a Secretária não apresentou nada que pudesse pelo menos amenizar a tragédia que está acontecendo no UPA. A sociedade reclama com razão e tudo que foi falado só ficou na conversa e não teve um diagnóstico do que poderá ser feito lá na frente. Um outro problema grave na minha opinião é que o pronto socorro da cidade está no hospital auxiliadora e que não atende ninguém, que não passa pelo UPA. O UPA é quem avalia e encaminha para o hospital caso seja disponibilizado vaga. Já tivemos casos que pessoas ficaram internados três dias dentro do UPA, aguardando vaga e isso é proibido por lei. É um absurdo o que está acontecendo na gestão Saúde em três Lagoas, finalizou Martinelli, que está a procura de um Partido político que tem interesse e mudar essa situação e somar seu grupo político em busca da chave do cofre da prefeitura para um show de administração.

Na opinião do Alex Sandro Martins (A.C.R.ES.TL) a vereadora Sayuri fez a postagem errada, pois quem está pedindo socorro é a população, pois as unidades básicas de saúde não faz a sua parte e enviam tudo para o UPA, causando uma grande demanda, fica sobre carregado, sem condições de efetuar um atendimento com humanismo, que é direito dos pagadores de imposto, então transforma-se em caos, e a população procura o UPA por que está precisando de socorro: “é como se colocasse um gato em uma jaula de leão”, comentou o representante

Segundo Dr. Henrique Oliveira representante do UPA, a reunião foi muito boa, visto ter sido elencando alguns pontos que provocam a superlotação na Unidade:” Vamos intensificar as ações na demanda primária para desafogar e tirar essa demanda muito grande da UPA que é causada pelos atendimentos de baixa complexidade. As urgências e emergência, a gente continua absorvendo como demanda espontânea, mas a baixa complexidade represa bastante a unidade”, destacou o conceituado médico que um dos mais queridos do UPA

Imperioso destacar que a Secretária de Saúde enfermeira Elaine C, Ferrari Fúrio, foi questionada pela reportagem sobre as denuncias de alta demanda que leva o UPA a pedir socorro, mas, Ela na presença do conceituado vereador Tonhão se recusou a dar explicações..

 

DA REDAÇÃO