Em Reunião com representantes de supermercados, PROCON TL faz orientações e apresenta soluções de conflitos entre empresa e consumidor

Em Reunião com representantes de supermercados, PROCON TL faz orientações e apresenta soluções de conflitos entre empresa e consumidor
Foto Assecom

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor “PROCON TL” iniciou o trabalho de orientações e troca de informações com os representantes de diversos segmentos empresariais e comerciais de Três Lagoas. Nessa segunda-feira (25), o órgão realizou uma reunião com os proprietários e representantes das redes de supermercados do Município.

Segundo o assessor especial do PROCON TL, Luiz Akira Otsubo, o objetivo do encontro foi mostrar apoio ao empresário, sanar dúvidas e apresentar alternativas para evitar conflitos com o consumidor.

“Nossa intenção é estreitar relação com nossos empresários, mostrando que o PROCON local não tem apenas a função de fiscalizar e multar, mas sim, orientar e direcionar a solução dos problemas com o cliente. Muitas denúncias que recebemos podem ser resolvidas no estabelecimento e, são essas soluções que queremos que sejam tomadas pelos nossos empresários”, explicou.

A fiscal de Defesa do Consumidor, Tatiana de Souza Sá, apresentou os principais pontos de denúncia recebidos e que são alvo constante de fiscalização, tais como: propaganda enganosa, produto sem preço, mercadoria vencida, embalagem danificada entre outros.

Ela ainda orientou aos presentes que os produtos no estoque e nas prateleiras devem ser vistoriados frequentemente, e que o estabelecimento deve ser o mais transparente possível na exposição de preços, prazos e formas de pagamento.

“É de extrema importância que o consumidor não se sinta prejudicado na hora de levar a mercadoria pra casa, muito menos ao pagar por ela. Todo imprevisto com preços, prazos de validade e falhas com sistemas de pagamento deve ser anunciada e exposta ao cliente. Esta informação estando à vista já mostra a preocupação do supermercado em evitar o desgaste com o consumidor”, reforçou ela.

O proprietário de uma rede de supermercados local, Leandro Tebet Thomé, considerou a reunião como positiva. “Achei muito importante esta reunião, que está mostrando que o papel do PROCON não é só multar. Estou contente em ver que esta gestão está mudando a forma de relacionamento com o empresário, em prol do consumidor e população”, pontuou.

A fiscal Tatiane comentou que a ação seguirá para visitas surpresas em cada estabelecimento, complementando que é preciso saber se os participantes estão seguindo as orientações. Luiz Akira agradeceu a presença de todos, reforçando que o PROCON-TL está de portas abertas para o empresário três-lagoense.

 

Assecom