Escola Municipal Parque São Carlos viabiliza medidas preventivas essenciais para garantir a segurança e minimizar os riscos

Escola Municipal Parque São Carlos viabiliza medidas preventivas essenciais para garantir a segurança e minimizar os riscos
Foto: Reprodução do facebook da Escola M.Parque são Carlos
Escola Municipal Parque São Carlos viabiliza medidas preventivas essenciais para garantir a segurança e minimizar os riscos

Diante dos inúmeros boatos de invasão nas escolas brasileiras com ameaças de terror contra o seguimento educacional, Três Lagoas aparece nas redes sociais como sendo uma das cidades alvo dos ataques e com data já marcada. FAKNEWS? Quem pode garantir que fato dessa natureza não possa vir acontecer na rede escolar do município. PREVENÇÃO, faz a diferença e tranquiliza, pais, estudantes e principalmente o corpo docente. Após bombardeios e falácias, nota-se que a direção da Escola Municipal Parque São Carlos, não está esperando que o pior possa ocorrer e já viabilizou medidas de segurança para deixar a comunidade escolar em geral, tranquila e calma com a presença constante de policiais rodando a região e com seguranças particulares no portão de entrada e saída da escola, observando figuras estranhas. Os meninos da vigilância estão muito atentos diante das orientações da diretora Nádia e Vinicius Belon, que vez ou outra, fazem abordagens, até mesmo nos alunos comprometidos com a própria formação educacional, intelectual e moral que venham apresentar gestos diferenciados aos de boas convivências na Unidade escolar.

Vale ressaltar que todo cuidado é pouco, visto que nem todos Professores entendem de medidas de segurança para se proteger, bem como, proteger seus alunos, em caso de uma invasão de criminosos. Na rede Municipal de Ensino de Três Lagoas, a preocupação é crescente entre os pais, alunos e educadores.

Como o crescimento da violência, é compreensível que as pessoas se sintam ansiosas e preocupadas com a segurança de seus filhos enquanto estão na escola, bem como os maridos e esposas dos profissionais da educação lotados na unidade.

CONTROLE DE ACESSO: Uma das medidas mais importantes que está sendo tomada pela Direção da Escola Municipal do Parque São Carlos, é um portão eletrônico que já está sendo viabilizado e foi informado pela diretora Nádia Lima Silva. Isso para melhorar o controle de acesso à unidade, podendo até mesmo adotar o sistema de detector de metal, além do sistema de monitoramento (câmeras), já existente dentro do espaço escolar. Essas medidas podem ajudar a garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso à escola.

Imperioso destacar que tudo está acontecendo muito rápido, mas seria de extrema importância um treinamento de professores e alunos em procedimentos de segurança em escolas, por um especialista da PM, SAMU ou do CORPO DE BOMBEIROS que pode ser uma medida preventiva eficaz. Além de incluir o ensino de como reconhecer comportamentos suspeitos, como responder a uma situação de emergência e como comunicar ameaças à direção da Escola.

A COMUNICAÇÃO DEVE SER EFICAZ. Além disso, é importante que a escola tenha um plano de comunicação claramente definido para que todos saibam o que fazer em caso de uma emergência. O plano de comunicação deve incluir informações sobre como relatar a ameaça, a quem relatar e como relatar, garantindo que a mensagem chegue às pessoas certas o mais rápido possível. A comunicação também deve ser treinada regularmente para garantir que todos saibam como responder em caso de uma emergência. Além dos sistemas de comunicação internos, a escola também devem ter um sistema de comunicação externo para alertar as autoridades locais em caso de emergência. Isso pode incluir a instalação de alarmes e sirenes externos que possam alertar a comunidade em geral sobre uma emergência em andamento. A rápida comunicação com as autoridades locais pode ajudar a garantir uma resposta rápida e eficaz em caso de uma emergência.

Em rede social a direção da unidade postou imagem da presença marcante do 2º Batalhão de Polícia Miliar na Unidade.

“Queremos tranquilizar nossa comunidade escolar em relação aos fatos atuais:

Nossa Unidade tem recebido com frequência a Ronda da Polícia Militar, que tem feito o patrulhamento interno e externo de nossa escola.

Atentos a qualquer anormalidade, trazendo segurança para nossos estudantes e toda comunidade.

Além da Polícia Militar, temos um agente escolar fazendo a vigia integral em nosso portão, trazendo ainda mais segurança ao nosso ambiente escolar.

No interior da escola, tudo acontece com a perfeita tranquilidade. Nossos alunos seguem tendo aulas interessantes e aprendendo muito, com alegria e afeto de todos nossos profissionais que fazem uma escuta ativa dos medos e anseios de nossas crianças, pois a saúde mental delas é um bem muito precioso e cuidamos com carinho” Concluiu a diretora Nadia Silva Lima

Nadia Silvalima

Vinicius Belon