Semana de Arte Moderna é homenageada em Três Lagoas nesta segunda

Semana de Arte Moderna é homenageada em Três Lagoas nesta segunda
Semana de Arte Moderna é homenageada em Três Lagoas nesta segunda

 

A aclamada Semana de Arte Moderna de 22 foi um evento que marcou época, ao apresentar a vanguarda artística de seu tempo e valorizar a identidade nacional. O evento recentemente completou 100 anos e para celebrar esse capítulo da arte brasileira, será realizado em Mato Grosso do Sul o circuito “Cem Anos de Semana de Arte Moderna em Terras Pantaneiras”. Teremos as apresentações hoje (02/10) em Três Lagoas,  as 15 horas, no IFMS.

O Projeto proposto pelo produtor Bruno Passos, financiado pelo FIC/MS 2021 da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), propõe uma imersão no ambiente musical, plástico e literário da Semana de 22, por meio de recitais de canto e violão, com recursos audiovisuais e exposições de quadros. A Semana de Arte Moderna é um marco no cenário literário e plástico brasileiro; seus efeitos foram longevos e alcançaram artistas de diversas regiões brasileiras.

Os dois intérpretes do projeto são o violonista Marcelo Fernandes e a regente e cantora lírica Ana Lúcia Gaborim. “Ambos possuem carreira artística internacional, doutorado em Artes e larga experiência em recitais de popularização da arte nacional” explica Daniel Escrivano, diretor da Escrivano Produções - que produz o evento.

Marcelo Fernandes é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e defendeu seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), sobre Camargo Guarnieri – um dos pilares do modernismo musical brasileiro. Para o violonista, “o movimento modernista, inaugurado pela Semana de 22, abriu caminho para uma arte nacional com um toque de modernidade e a partir dessa proposta, compositores eruditos e populares criaram um enorme repertório de canções e de obras instrumentais que são mundialmente conhecidas e representam o brasil”.

Segundo Ana Lúcia Gaborim, professora efetiva do curso de Licenciatura em Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e atuante em diversos projetos de música pelo país, “esse projeto apresenta os grandes nomes do modernismo brasileiro e ainda inclui releituras de canções e poesias sul-mato-grossenses com um toque moderno”. Dentre os autores do projeto, destaca-se Villa-Lobos, Cesar Guerra-Peixe, Mário de Andrade, Cecília Meireles e Manoel Bandeira.

 

Sobre a Semana

A Semana de Arte Moderna foi celebrada no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Representou uma verdadeira renovação da linguagem artística; dela participaram nomes consagrados da literatura, da música e da pintura brasileiras, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti e Agenor Fernandes Barbosa.

 

Serviço

Três Lagoas

Data: 02 de outubro 2023 – 15 horas.

Local: Campus do IFMS de Três Lagoas – Anfiteatro

R. Ângelo Melão, 790 - Jardim das Paineiras