Estoque da vacinas será regularizado até dezembro, diz ministro

Estoque da vacinas será regularizado até dezembro, diz ministro
Divulgação

O estoque da vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B, e está em falta no país será reabastecido até dezembro deste ano, é o que garantiu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante o lançamento da campanha de vacinação contra o sarampo, em Campo Grande, nesta segunda-feira (7).

De acordo com o ministro, o país encomendou novas doses por meio da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), que devem chegar entre novembro e dezembro. O fornecimento da vacina foi interrompido porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em junho, reprovou um lote do produto, que era importado de um laboratório indiano.

Os primeiros problemas com a vacina, produzida pela Biologicals E. Limited, foram identificados no início do ano. Três lotes foram reprovados pelo Instituto Nacional de Qualidade em Saúde (INCQS) e a Anvisa reprovou a importação do produto em junho.

O ministro afirmou que o problema teria sido causado pela mudança na logística de transporte da vacina. Isso teria alterado a temperatura do composto químico e feito a Anvisa reprovar o material. Mandetta disse também que uma comissão faz vistorias no laboratório para se certificar de que o problema foi causado apenas por essa mudança. Caso isso seja confirmado, um novo plano de logística deve ser elaborado para remessas futuras.

Dados Ministério da Saúde dão conta de que todos os meses 800 mil doses desta vacina são aplicadas no país.