Quem pode votar no 2º turno? Confira como ficam eleitores que não votaram no 1º turno

Quem pode votar no 2º turno? Confira como ficam eleitores que não votaram no 1º turno
Foto Ilustrativa

Não votou no primeiro turno e quer exercer o direito de voto neste domingo (30)? Fique tranquilo, se a situação eleitoral estiver regularizada, você poderá escolher na urna seus candidatos no segundo turno das Eleições de 2022.

Segundo a , é possível votar ainda que não tenha justificado o voto do primeiro turno. No Estado, os eleitores voltam às urnas para definir o governador do Estado e o presidente da República.

Em  do Sul, mais de 441 mil votantes não compareceram no primeiro turno e deverão justificar.

 

Justificativa para quem não votar

São 60 dias para que o eleitor justifique a ausência no primeiro turno perante a Justiça Eleitoral. Assim, vale lembrar que são duas justificativas para quem não for votar no segundo turno também.

O prazo da Justiça Eleitoral é até 1º de dezembro para quem precisa justificar ausência no primeiro turno e 9 de janeiro para o segundo turno. Por fim, vale lembrar que as justificativas podem ser apresentadas pelo e-Título, sistema de justificativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e por meio de formulário.

Horário da votação em MS

Nestas eleições, eleitores precisam ficar atentos para o horário de votação em Mato Grosso do Sul. Isso porque o horário foi unificado pelo TSE para as 27 unidades de federação.

 

Assim, eleitores — com ou sem biometria — podem ir às urnas votar das 7h às 16h em todo o estado de Mato Grosso do Sul. O mesmo horário vale para Mato Grosso, Rondônia e Roraima.

Então, o horário também é válido para o segundo turno, que ocorre no domingo (30). Por fim, vale lembrar que os estados seguem o horário de Brasília.

 

mIDIAMAX