Governo recua e suspende início das aulas presenciais

Governo recua e suspende início das aulas presenciais
Foto: APP-Sindicato

O governo do Estado do Paraná anunciou à imprensa na tarde desta terça-feira (9), o adiamento da implementação do modelo híbrido no Paraná. Segundo a informação confirmada a pouco no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o ano letivo iniciará a partir do dia 18 fevereiro, porém com atividades remotas e a implementação do modelo híbrido será em 1º de março. A APP-Sindicato, que era crítica ao retorno das atividades presenciais sem as condições necessárias, aponta que a medida só será eficiente se o governo priorizar a educação na vacinação.

A APP-Sindicato só foi informada da decisão a partir da imprensa, já que o Governador Ratinho Jr e o secretário da Educação, o empresário Renato Feder, mantém uma postura autoritária, não estabelecendo um diálogo com os(as) Educadores(as). Na última reunião com a direção geral da Seed, realizada no dia 28 de janeiro, o Sindicato já havia denunciado o risco do retorno e questionou os protocolos definidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), pois não existe uma condição estrutural necessária para implementação do modelo híbrido.

“Nós não temos a menor condição de cumprir com os protocolos da Sesa e por isso, a nossa defesa é a da vida dos(as) trabalhadores(as) da educação, mas também de toda a população em geral. Nós não queremos nenhum(a) familiar contaminado(a), não queremos nenhum membro da família adoecido porque teve que mandar seu filho à escola e muito menos nós, que não temos escolha caso o Estado defina o retorno das atividades presenciais”, destaca a Secretária de Finanças da APP-Sindicato, Professora Walkiria Olegário Mazeto.

A direção reforça que a categoria deve se manter mobilizada, cobrando junto às prefeituras, que o governo mantenha as atividades remotas até que Professores(as), Funcionários(as) de escola e toda a população seja vacinada. “Nós não queremos as aulas presenciais neste momento. Não é necessário piorar a contaminação que está posta para a retomada. Não custa esperar mais um pouco, fazer as aulas remotas e esperar até que tenhamos um controle maior desta pandemia e possamos voltar com segurança às salas de aula”, ressalta Walkiria Mazeto.

A APP-Sindicato salienta ainda que continuará denunciando o governador Ratinho Jr. e lutando contra seu projeto irresponsável de retorno às atividades presenciais no Paraná.

(APP-Sindicato, 10/02/2021)