Lei de Tiago do Zico garante marcação de consultas por telefone

Lei de Tiago do Zico garante marcação de consultas por telefone
Vereador Tiago do Zico Presidente da Câmara de Ribas do rio Pardo

De autoria de Tiago do Zico (PSDB), a Lei 1.200/21 torna obrigatória a disponibilização do agendamento de consultas, exames e demais procedimentos de saúde por telefone ou aplicativo de mensagens instantâneas. A norma foi promulgada nesta quinta-feira (13/05) e já está em vigor. No entanto, o prefeito tem até 14 de junho para emitir um decreto regulamentando a Lei.

“Agora está legalmente garantida a possibilidade de fazer os agendamentos pelo telefone ou pela internet, sem que a pessoa tenha que madrugar, gastar com condução, passar sufoco no Sol quente ou ficar debaixo de chuva para garantir uma senha de atendimento e ainda voltar depois para um novo transtorno. Esses absurdos são injustificáveis nos dias atuais”, diz o vereador.

A Lei menciona que os documentos necessários para marcação poderão ser enviados por aplicativo de mensagens instantâneas, ficando o cidadão obrigado a apresentar os originais no momento da consulta, do exame ou do atendimento. O agendamento, no entanto, somente será possível nas unidades em que o paciente já estiver previamente cadastrado.

“Já estamos na terceira década do século XXI, tornando fundamental a evolução dos serviços públicos e sua integração com a tecnologia, ainda mais em um momento de pandemia onde se recomenda evitar aglomerações”, declara Tiago do Zico.

Tramitação

Apresentado em março, o projeto da lei foi aprovado por unanimidade em suas duas votações plenárias, sancionado e promulgado pelo prefeito, concluindo sua tramitação e se transformando em lei.

Lei 1.200/21

Clique aqui e baixe a Lei na íntegra.

 

 

Assecom