Mais de 15.430 alunos da REME de Três Lagoas voltam as aulas segunda-feira (01) com Unidades de Ensino seguindo protocolo de biossegurança

Mais de 15.430 alunos da REME de Três Lagoas voltam as aulas segunda-feira (01) com Unidades de Ensino seguindo protocolo de biossegurança
Lu Nascimento, Prefeito Ângelo , Secretaria Ângela Brito e o Prof. Vinicius Belon

Após meses de planejamento, 15.436 alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas voltarão as aulas na próxima segunda-feira (01).

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Angela Brito, a volta dos alunos após 1 ano de espera se dará de forma híbrida ou totalmente remota, conforme decisão dos pais.

“Optamos em oferecer aos pais estes dois formatos, ou seja, o pai ou responsável definirá qual o formato que deseja por meio de uma declaração que ele assina para que, com este documento em mãos, a Unidade pudesses se organizar para receber suas turmas seguindo todas as medidas de biossegurança”, explicou a secretária.

ENSINO HÍBRIDO

Os responsáveis dos estudantes que optaram pelo ensino híbrido, ou seja, pela alternância presencial e não presencial durante a semana, receberam da própria unidade em que o filho está matriculado o cronograma com a escala de turmas e horários presenciais.

“Os pais que assinaram o documento informando esta opção de ensino são informados sobre o dia e horário de aula presencial de seus filhos. Em caso de dúvidas, o pai é orientado a entrar em contato com a Unidade de Ensino em que o filho está matriculado”, disse Angela.

Os pais que ainda não assinaram o Termo de Responsabilidade precisam entrar em contato com a Unidade de Ensino para regularizarem a situação do estudante.

REUNIÕES

Nas primeiras duas semanas do retorno às aulas a REME estará realizando reuniões de alinhamento nas Unidades com o objetivo de avaliar a semana no que se refere à organização e os encaminhamentos necessários. Nestes dias, as aulas presenciais serão realizadas por meio de Atividades Complementares à Aprendizagem. 

“Pedimos aos pais/responsáveis que estejam atentos aos comunicados emitidos pelas Unidades de Ensino em que seu filho está matriculado, pois essa comunicação efetiva garantirá as orientações de acordo com as especificidades de cada Unidade”, informou Angela.

BIOSSEGURANÇA

Meses antes do início das aulas a Secretaria Municipal de Educação e CUltura (SEMEC) elaborou um plano de Biossegurança a ser seguido pelas Unidades Escolares de Três Lagoas. Uma equipe foi formada em cada Unidade para garantir que as regras solicitadas no plano fossem atendidas garantindo assim os cuidados com os estudantes e profissionais nos dias presenciais de aula.

O uso de álcool em gel e aferição de temperatura na entrada; adesivagem por toda a escola informando aos alunos sobre regras a serem seguidas e o lanche ser servido dentro das salas de aula estão entre as regras solicitadas no documento. Kits com materiais escolares, uniformes e máscaras serão entregues aos alunos nos primeiros dias de aula.

Em todas as escolas os alunos ao adentrarem na Unidade passarão por um tapete com água sanitária; em seguida serão orientados a limparem suas mãos com álcool em gel por meio de um totem para, em seguida, terem sua temperatura aferida por uma profissional da Educação.

AVALIAÇÃO

Em uma visita às Unidades, juntamente ao prefeito Angelo Guerreiro e dos vereadores da Cidade, Angela Brito disse que neste momento será preciso experimentar.

“Não é fácil, pois toda a decisão tem seu ônus e bônus, mas até agora o que tem nos impulsionado é que estamos há um ano com estas crianças fora das salas de aula. Por isso, fizemos um planejamento com o aparato necessário com um protocolo de biossegurança para experimentarmos. A cada 15 dias avaliaremos se será possível fazer deste modo ou não, trazendo as crianças de forma gradativa”, disse.

Angela afirmou ainda que “ninguém é irresponsável. Caso o perfil epidemiológico da doença em Três Lagoas suba, nós vamos recuar. Neste ano será de enfrentamento. Em alguns momentos estaremos aqui, em outros em casa, para desta forma seguirmos juntos durante todo o ano”, finalizou a secretária.

Assecom