PF diz que navio Bouboulina é responsável pelo vazamento de óleo

PF diz que navio Bouboulina é responsável pelo vazamento de óleo
Divulgação/THAYNÁ SCHUQUEL

Polícia Federal afirmou ao juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, da 14ª Vara Federal em Natal (RN), que o navio mercante Bouboulina, de bandeira grega e propriedade da empresa Delta Tankers LTD , é o responsável pelo petróleo vazado em praias do Nordeste.

Na decisão, o magistrado determina busca e apreensão na empresa Lachmann Agência Marítima , que foi agente marítimo da Delta Tankers no Brasil. Outra empresa foi alvo de busca e apreensão autorizada pelo juiz, a Witt O Brien’s. Ambas as empresas ficam no centro do Rio de Janeiro.

Mais cedo, a PF deu início a uma operação para investigar a origem do vazamento de óleo que atinge mais de 250 pontos do litoral no Nordeste brasileiro. Os investigadores localizaram a mancha inicial de petróleo cru em águas internacionais, cerca de 700 quilômetros de distância da costa.

A suspeita é de que o derramamento de óleo tenha ocorrido entre 28 e 29 de julho. Com isso, foi identificado um único navio petroleiro que navegou pelo local, de bandeira grega. A embarcação atracou na Venezuela em 15 de julho, permaneceu por três dias, e seguiu rumo a Singapura, pelo oceano Atlântico.

Por fim, apartou apenas na África do Sul. O derramamento investigado teria ocorrido nesse deslocamento.