Presidida por Simone, sabatina de Kassio Marques ao STF começa no Senado

Presidida por Simone, sabatina de Kassio Marques ao STF começa no Senado
Simone Tebet, presidente da CCJ, nesta quarta-feira. (Foto: Reprodução/LiveSenado).

Está marcada para esta quarta-feira (21) a sabatina do juiz federal Kassio Nunes Marques, indicado ao  (Supremo Tribunal Federal) por Jair Bolsonaro (Sem partido). A presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do , senadora  (MDB-MS), é quem conduz a sabatina que deve durar entre 8 e 10 horas.

Ainda para o portal do , a parlamentar afirmou na terça-feira (20) que espera um “amplo debate” e reforçou que os 81 senadores poderão apresentar questionamentos ao juiz. Kassio é o primeiro indicado do presidente ao  e ele deve ocupar a vaga deixada pela aposentadoria compulsória de Celso de Mello.

Simone afirmou que, entre perguntas, réplicas e tréplicas, cada parlamentar poderá conversar por 30 minutos com o indicado. Caso todos usem esse tempo, a sabatina pode chegar a mais de 40 horas ininterruptas. Contudo, a presidente da CCJ comentou que, ao longo da sessão, perguntas se repetem e as respostas podem ser mais rápidas.

Primeiro, ainda de acordo com o , será lido relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM). Serão duas listas de inscrição, uma para os membros titulares e suplentes da CCJ e outra para os demais senadores que queiram participar das perguntas de forma presencial ou por videoconferência.

Votação

Os senadores precisarão votar presencialmente nos terminais de votação que serão disponibilizados dentro e fora do plenário e da sala da comissão. O nome de Kassio precisa ser aprovado pela maioria simples dos membros (a maioria dos presentes à reunião).

Na CCJ, são 27 parlamentares. Caso o resultado seja favorável à indicação, o parecer será encaminhado ao plenário. O indicado precisa de aprovação de pelo menos 41 dos 81 senadores para se tornar o novo ministro do .

Confira a transmissão:

https://www12.senado.leg.br/tv

 

Com informasções do MIDIAMAX