Promotorias de Justiça da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher deflagram a Operação “Isis” em parceria com a Polícia Militar

Promotorias de Justiça da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher deflagram a Operação “Isis” em parceria com a Polícia Militar
Assecom

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, representado pelas Promotorias de Justiça da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, deflagrou na manhã desta quarta-feira (15/6) a Operação Isis, em Campo Grande, com o apoio da Polícia Militar, por meio das unidades que compõem o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

No total, já foram cumpridos 17 mandados de prisão, destes, três durante a fase de planejamento da ação conjunta e um durante o policiamento preventivo na Capital.

Durante a ação conjunta, o MPMS apresentou o número de pessoas condenadas por crimes relacionados à violência contra a mulher, mas que ainda não estão cumprindo pena. Assim, os mandados de prisão foram enviados à Diretoria de Inteligência (Dintel) da Polícia Militar, no sentido de levantar os possíveis endereços dos foragidos. Através das informações obtidas, o Ministério Público Estadual requereu o cumprimento dos mandados nos endereços informados, e foi deflagrada a Operação Isis.

Participaram da operação 150 policiais militares, divididos em 40 equipes, para o cumprimento de 26 ordens judiciais. A atuação contou com a colaboração dos Promotores de Justiça: Aline Mendes Franco, Antenor Ferreira de Rezende Neto, Bolivar Luis da Costa Vieira, Henrique Franco Candia, Clarissa Carlotto Torres.

Nome da Operação

O nome é em referência à Lei nº 5.202, de 30 de maio de 2018, que instituiu no calendário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul o dia 1º de junho, como “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”. A data lembra a morte da jovem Isis Caroline, ocorrida em 1º de junho de 2015 apontado como o primeiro caso de feminicídio registrado no MS, após a vigência da Lei nº 13.104/2015 (Crime de Feminicídio).

Violência Contra a Mulher

É a terceira maior incidência de chamada, via 190 da PM, perdendo apenas para perturbação do sossego alheio e vias de fato. Em abril foram gerados 518 atendimentos pelo COPOM da PM, em Campo Grande.

Canais de Denúncia de Violência Contra Mulher

190 – Polícia Militar

Em caso de emergência, a mulher ou alguém que esteja presenciando alguma situação de violência, pode pedir ajuda por meio do telefone 190. Uma viatura da Polícia Militar é enviada imediatamente até o local para o atendimento. Disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.

Programa Mulher Segura (PROMUSE)

Programa da PM que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, atendendo demanda de órgãos ligados na proteção à mulher.

180 - Central de Atendimento à Mulher

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um canal criado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. A denúncia pode ser feita de forma anônima. Disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, que fica na sede da Casa da Mulher Brasileira, também realiza o atendimento das mulheres em situação de violência.

 

Texto: Assessoria da PM editada por Waléria Leite/jornalista - Assecom MPMS

Imagem: site campograndenews/Henrique Kawaminami