Sem quadrilha, quentão nem curau: Pandemia cancela principais festas juninas de Campo Grande

Sem quadrilha, quentão nem curau: Pandemia cancela principais festas juninas de Campo Grande
Neste ano, não haverá as principais festa em comemoração ao dia de Santo Antônio e São João em Campo Grande | Foto: de arquivo, Midiamax

Uma das épocas mais esperadas do ano pelos campo-grandenses, junho é o mês das quermesses, arraiais e celebrações em comemoração ao Dia de Santo Antônio e Dia de São João, comemorado no dia 13 e 24, respectivamente. No entanto, as tão esperadas festas juninas vão ficar para o próximo ano, pois devido a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, Campo Grande segue o exemplo de Corumbá, e cancela suas maiores festividades.

O Arraial de Santo Antônio, promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, seria realizado na Praça do Papa e na programação, além das barracas e quadrilha, estava previsto os shows para a população. No entanto, neste ano, a situação mudou e a princípio, a festa está suspensa.

De acordo com a Sectur (Secretaria Municipal de Turismo), a prefeitura está estudando a possibilidade econômica e legal para fazer lives referentes à festa, mas ainda não é possível confirmar. Em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), será realizado um concurso de máscaras juninas com direito a premiação para os candidatos.

SAIBA MAIS

Nem frio intimida e grupo é flagrado em festa com fogueira durante a madrugada

06h57 - 24/05/2020

VÍDEO: Na madrugada, grupo faz racha na rua e revolta vizinhos no Itamaracá

08h25 - 23/05/2020

Menina desaparecida há dois anos em Joinville é encontrada em MS e mãe é presa

00h01 - 23/05/2020

Moradores denunciam festa com adolescentes regada a bebida e narguilé no Portal Caiobá

09h01 - 10/05/2020

Outra festa bastante popular em Campo Grande, a Festa Junina da UCDB, também não será realizada neste ano. Segundo a assessoria da universidade, após 12 anos consecutivos da festa, está será a primeira vez que ela não acontecerá.

Popular na época de Carnaval, o bloco Capivara Blasé também tinha programação para as festividades juninas deste ano. Conforme o responsável pelo bloco, Victor Samúdio, o Capivara Caipira aconteceria pela segunda vez em Campo Grande no começo do mês de junho, mas devido ao coronavírus, o planejamento precisou ser cancelado.

A reportagem procurou a Arquidiocese de Campo Grande para detalhes sobre mudanças nas programações das quermesses nas paróquias da Capital, mas até o momento, não houve retorno.

Patrimônio de MS, festa de São João de Corumbá é cancelada

Celebrado desde o início do século 20, o Arraial de São João em Corumbá foi cancelado em razão da pandemia do coronavírus (covid-19). A festa é patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul e envolve grande estrutura com shows, danças e praça de alimentação.

O anúncio do cancelamento foi feito em live no Facebook da Prefeitura do município pelo prefeito Marcelo Iunes. Corumbá conta com cinco casos positivos da doença, sendo quatro importados e um comunitário.

De acordo com Iunes, a festa está totalmente cancelada para evitar aglomerações. “Não podemos gerar aglomerações, por isso, a festa em geral está cancelada. Nos reunimos com o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson da Cruz, e acertamos isso”, esclareceu.

Mas, segundo o prefeito caso haja uma melhora no cenário da pandemia, que tem pico programado para este mês de maio – um antes da festividade – os devotos poderão ao menos realizar o banho de São João.