SP estende quarentena por 15 dias, mas anuncia flexibilização de isolamento... -

SP estende quarentena por 15 dias, mas anuncia flexibilização de isolamento... -
Governador João Doria (PSDB) durante entrevista coletiva Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje que estenderá até o próximo dia 15 de junho a quarentena no estado como medida de combate ao novo coronavírus - ou seja, mais 15 dias além da última restrição, que encerraria neste domingo (31). Entretanto, ele afirmou que, a partir da próxima segunda-feira (1º), haverá uma flexibilização do isolamento social, com a retomada de atividades econômicas em fases escalonadas. A nova fase recebeu o nome de "Retomada Consciente".

Apesar de anunciar o retorno das atividades em algumas áreas, Doria afirmou que a medida será avaliada diariamente e que pode a retomar atitudes mais restritivas se necessário.

RELACIONADAS

Doria nega lockdown em SP e confirma 'quarentena inteligente' em junho

Iniciar flexibilização em SP agora pode ser prematuro, avaliam especialistas

Cidade de São Paulo negocia regra especial para reabrir; interior volta em 4 fases

"É uma nova fase, uma nova prática, que vai permitir em algumas áreas a retomada gradual e segura de atividades. Quero alertar, no entanto, que a retomada parte da colaboração de todos e parte do princípio que estaremos monitorando dia a dia a evolução do processo. Se tivermos que darmos um passo atrás e retomar medidas, não faremos para proteger vidas", disse em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

A flexibilização consta do Plano São Paulo, que é o protocolo de reabertura gradual do comércio. Foram priorizados setores com menor potencial de contágio, os que empregam mais e aqueles que correm mais risco de falência.

[ x ]

"O vírus afetou fortemente a economia do Brasil e obviamente afetou fortemente a economia do estado que lidera a economia, que é São Paulo. Mesmo assim, São Paulo decidiu, com base na ciência, manter 74% das atividades em funcionamento do estado. E aqui cabe também aqueles que do setor privado souberam seguir as normas para proteger seus colaboradores. E temos certeza que isso continuara pela consciência coletiva", disse o governador.

São Paulo está em quarentena desde 24 de março, e a flexibilização das regras foi anunciada no começo da semana. Ontem, todos os 645 municípios do estado mandaram dados de saúde que computaram o impacto do megaferiado. Estas estatísticas foram analisadas por especialistas para determinar em quais áreas poderia haver afrouxamento do isolamento social.

Em reunião com o governador no final da tarde de ontem, os prefeitos que representavam 14 das 16 regiões administrativas de São Paulo pediram a retomada de pelo menos parte das atividades. As duas exceções foram a Grande São Paulo e a Baixada Santista.

São Paulo é o epicentro da covid-19 no Brasil

A cidade de São Paulo é considera o epicentro nacional da covid-19. Até a primeira semana de maio havia um entendimento de que seria necessário recorrer ao lockdown porque as UTI se aproximavam de 90% de ocupação. A prefeitura tentou bloqueio de vias, um rodízio ampliado e a antecipação dos feriados para criar seis dias de comércio fechado foi descrita como "última cartada" pelo prefeito Bruno Covas.

O entendimento é que as medidas deram certo - apesar de o rodízio ampliado e os bloqueios terem sido revogados. A capital alega que a taxa de contágio está em 1,1, ou seja, cada indivíduo infectado transmite o coronavírus para mais 1,1 pessoa

Por: Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo