Troca de comando é realizado na 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea de Três Lagoas

Troca de comando é realizado na 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea de Três Lagoas
Divulgação
Troca de comando é realizado na 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea de Três Lagoas

Autoridades civis e militares estiveram presentes na manhã desta terça-feira (10), na 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea de Três Lagoas, para a solenidade de passagem de comando do Major de Artilharia Nelho da Mata para o Tenente Coronel de Artilharia, Alexandre Duarte de Paiva.

Durante a cerimônia houve a inauguração do retrato de comandante e diversas honras e homenagens ao Major Nelho que recebeu das mãos do General de Brigada, Eduardo Tavares Martins, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em razão dos seus elevados padrões de eficiência à frente da 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea.

AGRADECIMENTO

Em sua despedida, o major agradeceu a todos os presentes, em particular o General de Brigada Eduardo Tavares Martin, na pessoa das demais autoridades militares; o Bispo Diocesano Dom Luiz e o vice-prefeito Paulo Salomão em nome das autoridades civis e convidados.

“Após dois anos à frente da 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea encerra-se hoje minha jornada como comandante desta vibrante organização militar. Foi um período de muito aprendizado, vitórias, momentos felizes, metas batidas e reconhecimento. Tudo isso me traz a paz do sentimento de missão cumprida. Neste momento só me resta humildemente agradecer por esta experiência profissional e de vida inigualáveis”, disse.

Em um dos momentos mais emocionantes de seu discurso, Nelho agradeceu o apoio da esposa e dos filhos pelas conquistas e superações vividas em todos estes anos de trabalho e empenho. “Agradeço a minha família pela compreensão em relação aos assuntos profissionais. Pelos inúmeros momentos em que me fiz ausente do seio familiar pela imposição do dever em datas especiais e momentos difíceis. No entanto, toda a saudade da distância foi recompensada em cada abraço quando voltava”, disse.

O major Nelho finalizou seu discurso desejando um feliz 2020 e pedindo para ouvir pela última vez do comando o brado que marca a presença da única tropa especializada em defesa antiaérea da fronteira oeste, sendo obedecido com a tropa bradando “Artilharia Antiaérea Brasil”.

As autoridades e convidados presentes acompanharam a transmissão do cargo e em seguida o desfile das tropas do Exército ao som da banda de música Cristo Redentor, sob a regência do Maestro Relíquias.

CURRÍCULO

Alexandre nasceu em Rezende, Rio de Janeiro e incorporou as fileiras do exército em 1994 na Escola Preparatória de Cadete do Exército sediada em Campinas, São Paulo e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia em 1998 e promovido ao posto atual em 2018.

Entre suas formações está: curso de formação militar nas agulhas negras; aperfeiçoamento de oficiais; curso avançado de artilharia antiaérea; especialização em gestão pela escola de instrução especializada; mestrado em administração pela Universidade Federal Fluminense, MBA em administração pública, entre outros.

PRESENÇA

Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito de Três Lagoas, Paulo Salomão; os secretários Toniel Fernandes, da Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio e José Aparecido Moraes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; o General de Brigada Eduardo Tavares Martin, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; o Tenente Coronel João da Costa Moura, antigo Comandante da Guarnição de Três Lagoas; o Coronel Leandro Mota de Arruda, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar; o Primeiro Tenente Ila Ferraz Correa, Colaborador Emérito do Exército; Dr. Luciano Anfino Lara Leite, promotor de Justiça Titular da 8ª Promotoria; o Dr. Antônio Carlos Garcia de Oliveira, Promotor de Justiça Titular da 1ª Promotoria; o Espetor Fabrício Figueiredo, chefe do grupo de policiamento da PRF.