Briga entre membros do Sintep vai parar na delegacia em Cuiabá

Briga entre membros do Sintep vai parar na delegacia em Cuiabá
Da Redação - Fabiana Mendes 01 Nov 2019 -

Uma briga entre dois membros do Sindicado dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) terminou na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Cuiabá. O episódio foi registrado na sede da entidade, localizada no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, na última quarta-feira (28).

De acordo com boletim de ocorrência, a vítima se trata da secretária-geral do Sintep, Miriam Ferreira Botelho. Ela afirma que a agressão partiu da diretora de políticas educacionais, Guelda Cristina de Oliveira Andrade, esposa do ex-presidente da entidade e candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores em 2018, Henrique Lopes.
 
O ataque ocorreu nas dependências da instituição após supostas discordâncias de encaminhamentos entre as diretoras, que participavam do Conselho de Representantes do Sindicato, realizado nos dias 28 e 29 de setembro.
 
Consta do BO que Miriam Ferreira teria ido solicitar informações a Guelda sobre o Congresso. Entretanto, Guelda teria respondido de forma grosseira que na "hora certa falaria". Miriam teria dito que precisava dos detalhes naquele momento, mas a diretora de políticas educacionais teria sido rude novamente.
 
Com isso, Miriam narra que virou as costas, mas Guelda teria feita ameaças. "Vou arrebentar você agora. Em seguida puxou-a pelos cabelos, bateu tão forte nos olhos da vítima. Bateu tão forte que quebrou o óculos de grau e causou hematomas", descreve a ocorrência.
 
Guelda teria caído no chão, mas se manteve segurando o cabelo de Miriam, que ainda teria sido atingida com chutes. Por conta da situação, Miriam estaria com diversas dores pelo corpo. A Polícia Civil solicitou um laudo da Perícia Técnica, que foi realizado no mesmo dia. A conclusão é que Miriam apresentava vestígios de lesão corporal de caráter contuso.

Outro lado 

Procurada pelo Olhar Direto, Guelda disse ao telefone disse que se posicionaria em seguida. Entretanto, não atendeu mais ligações. O espaço continua aberto para possíveis esclarecimento.



Leia abaixo a íntegra da nota do Sintep sobre a briga:


NOTA DO SINTEP-MT SOBRE OS FATOS DE AGRESSÃO FÍSICA OCORRIDO NA ENTIDADE

Sobre os fatos de agressão física envolvendo as diretoras Miriam Ferreira Botelho e Guelda Cristina de Oliveira Andrade, o Sintep/MT esclarece:

Que tomou ciência dos fatos no mesmo dia do ocorrido e tem conhecimento que a situação está sendo tratada no campo jurídico e criminal;

Que realizou, no dia do fato, reunião de emergência para tratar preliminarmente os fatos, ocasião em que foi dada a oportunidade de manifestações das envolvidas;

Que esta entidade lamenta o ocorrido e repudia qualquer ato de violência, seja física ou psicológica ou qualquer situação de intolerância, assédio moral e/ou qualquer situação que atente contra vida e a dignidade da pessoa humana;

Informamos que o Sintep-MT constituiu Comissão Específica para tratar a questão e que serem tratadas a luz de suas disposições estatutárias.

Cuiabá, 01 de novembro de 2019.

Direção do Sintep/MT Livre, democrático e de luta

 

Da Redação - Fabiana Mendes  01 Nov 2019 -