UTAM realiza encontro de lideranças comunitárias com pré candidato Eduardo Ridel

UTAM realiza encontro de lideranças comunitárias com pré candidato Eduardo Ridel
Fotos Juvas Moreira
UTAM realiza encontro de lideranças comunitárias com pré candidato Eduardo Ridel
UTAM realiza encontro de lideranças comunitárias com pré candidato Eduardo Ridel
UTAM realiza encontro de lideranças comunitárias com pré candidato Eduardo Ridel
UTAM realiza encontro de lideranças comunitárias com pré candidato Eduardo Ridel
UTAM realiza encontro de lideranças comunitárias com pré candidato Eduardo Ridel
UTAM realiza encontro de lideranças comunitárias com pré candidato Eduardo Ridel

UTAM- União Três-lagoense de Associação de Moradores, sob a presidência do líder comunitário Celso do Paranapunga, realizou na tarde de sexta feira 29 de abril de 2022, encontro das lideranças de Associações existentes no Município de Três Lagoas, com o Pré-candidato ao Governo do Estado de MS, EDUARDO RIDEL (PSDB). O evento contou com a presença do Prefeito Ângelo Guerreiro, Secretários e três pré-candidatos de Três Lagoas: Dr. Cassiano Maia, vereador e Presidente da Câmara que está colocando o nome a apreciação dos Sul-mato-grossenses com objetivo de ocupar uma das 08 (oito), vagas na Câmara Federal.  Dr. Adriano Barreto, ex-secretário de obras do Governo Guerreiro e atual diretor que busca uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa do MS, bem como a ex-secretária e atual diretora na Secretaria de Assistência Social e ex-vereadora Vera Helena.

Na oportunidade o Prefeito Ângelo Guerreiro, confiante do excelente trabalho e a dedicação em prol o município disse que se em Três Lagoas, Eduardo Ridel, não tiver maior número de votos que os adversário renuncia o tempo de mandato que falta.

 Imperioso destacar o carisma e a liderança do Gestor junto as lideranças comunitárias que se fizeram presentes.

Celso do Paranapunga presidente da UTAM e Angelita Caetano acertaram em reunir os presidentes de Associações de Moradores para ouvir e se tornarem células multiplicadoras do projeto de Ridel para o MS e Três Lagoas.

Vale registrar a presença do vereador Tonhão (MDB), que tem sido fiel ao desenvolvimento da cidade, sempre apoiando e defendo os interesses da Gestão do chefe do Executivo.

Durante o evento o presidente da ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E RANCHEIROS DO MARESIAS, Prof. Juvenal Moreira, aproveitou a oportunidade e entregou um documento em mão do futuro Governador Eduardo Ridel, com cópia ao presidente da Câmara de vereadores de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, solicitando atenção maior com a região ribeirinha e as margens do Rio Sucuriu, elencando a preocupação com a Mata Ciliar, Assoreamento, Tablados, Marinas, Plataforma de embarque e desembarque dos pecadores amadores, além de pedir que a estrada TL-19, que dá acesso a Pousada do Tucunaré e Bairro Maresias (40km) de Três Lagoas sentido norte seja contemplada no futuro Governo com malha asfáltica, até porque é uma estrada turística.

 

LEIA A INTEGRA DO DOCUMENTO ENTREGUE AO FUTURO GOVERNADOR COM CÓPIA AO PRESIDENTE DA CAMARA DR. CASSIANO MAIA:

 Excelentíssimo Senhor      EDUARDO RIDEL, PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, vimos respeitosamente a presença V.Exª encaminhar este documento elencando diversas reivindicações de melhorias para os Moradores e Rancheiros do bairro Maresias.

Certo de que será analisado com carinho enumeramos abaixo:

 

  1. TREVO DA BR 158 DE ACESSO A VICINAL QUE DEMANDA PARA O MARESIAS:

Solicitamos a possibilidade de entendimento com o DNIT (Dr. Milton Rocha Marinho, Engenheiro chefe do DNIT na região), com intuito de viabilizar uma ROTATÓRIA SEGURA, pós, ponte do Rio Sucuriú, como as (ROTATÓRIA), já existente na mesma rodovia, TREVO da MS 320 (Próximo ao córrego do Pinto e acesso ao Aeroporto Eloy de Miranda Chaves), bem, como dar manutenção na pista de rolamento que constantemente fica danificada devido ao trafego pesado de carretas e ônibus que fazem uso da referida BR.

 

  1. ESTRADA TL-19:  A pista de rolamento é de chão batido (Terrão), e apresenta cerca de 10Km (dez quilômetros) de trepidação, mais conhecida como “COSTELA DE VACA”. Fato este que veio ocorrer nos últimos 10 anos em virtude de terem espalhados cascalhos e britas para beneficiar empresas de celulose que explora a região.

Diante desta situação elencada, solicitamos que conste no planejamento de seu governo O COMPROMETIMENTO DE ASFALTAR ESTA ESTRADA QUE É O ÚNICO ACESSO AO BAIRRO, que se localiza a cerca de 40 Km da cidade de Três Lagoas.

Vale ressaltar que é uma estrada TURÍSTICA, (as margens do Rio Sucuriú) e os recursos poderão ser viabilizado via Ministério do Turismo.

 

  1. IBAMA/MEIO AMBIENTE: Solicitamos junto ao Sr. Eduardo Ridel que registre no plano de seu governo, política de recuperação das MATAS CILIAR ás margens do Rio Sucuriú. Imperioso destacar que atualmente os legítimos proprietários do bairro, são impedidos de fazer quaisquer melhorias ás margens do Rio, para evitar a degradação.

 

Diante do exposto reivindicamos que em seu Governo, o órgão competente viabilize autorização para que os Rancheiros possam cuidar da MATA CILIAR na região do Maresias, pois, a margem está sendo assoreada e solapada o que provoca erosão, ocasionando queda de diversas árvores nativas e os Rancheiros são proibidos de instalar uma barreira de proteção (cuidar do que lhe pertence), visto que o IBAMA E AS POLÍTICAS AMBIENTAIS PODE MULTAR.

 

  1. CTG: TABLADO/FLUTUANTESS/MARINA: Ao longo dos Rios da Região é comum deparar com estes tipos de apoio as embarcações de pescadores e dos Rancheiros. Ocorrem que a CTG tem feito exigências, mas não se coloca à disposição dos usuários para informar o que pode e o oque não pode. Sabe-se que não é proibido, mas devem se obedecer critérios, regulamentos e leis para suas respectivas instalações no espelho d’água. No Maresias ninguém é contra as regras. Todos querem se fazer conhecer para obedecer. Que o Gestor Estadual – Eduardo Ridel e sua equipe possa contatar com a CTG e viabilizar benefícios ao Bairro Maresias para facilitar a legalização dos Tablados, Marinas e Flutuantes, pois o Rio Sucuriú pertence ao Estado de Mato Grosso do Sul E NÃO A CTG.

 

,

 

 

Prof. Juvenal Moreira

Presidente da Associação de Moradores e Rancheiros do Bairro Maresias