Vereadores escolhem membros da Comissão de Ética

Vereadores escolhem membros da Comissão de Ética
Assecom

Durante a 7ª sessão ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (29), os vereadores elegeram os membros que irão formar a Comissão de Ética. No momento Tribuna Livre, receberam o advogado Tiago Martinho, presidente da Ordem dos Advogados (OAB), subseção Três Lagoas, e Lucas Alexandre de Moura Bocato, representante da União Três-Lagoense por Moradia Popular (UTMP). Na Ordem do Dia, os parlamentares analisaram 18 projetos que estavam na pauta, aprovando cinco e encaminhando os demais para as comissões permanentes emitirem parecer.

A Comissão de Ética foi formada pelos membros: Charlene Bortoleto (PDT), Doutor Paulo Veron (SOLIDARIEDADE), Evalda Reis (MDB), Sargento Rodrigues (UNIÃO BRASIL) e Silverado (PSDB). Os membros deverão se reunir e apresentar na próxima sessão ordinária quem será o presidente e relator.

 

Tribuna Livre

O representante da OAB usou a tribuna para falar sobre o projeto de decreto legislativo nº01, de 23 de março de 2022. Este projeto, que foi um dos aprovados durante a sessão, altera os requisitos para escolha dos advogados a receberam a medalha “Mérito à Ordem”, honraria entregue anualmente pelos vereadores. “Essa alteração valoriza ainda mais a nossa profissão, melhorando e dando mais segurança para quem está escolhendo o homenageado”, ressaltou Tiago Martinho.

Falando sobre vulnerabilidade social e habitação, Bocato da UTMP usou a tribuna para “reivindicar o óbvio: em seis anos o poder executivo não investiu nada em habitação social. O orçamento aprovado para esse ano é de 125 mil. Um orçamento aprovado sem discussão, sendo que são aproximadamente dez mil família na lista de espera”, apresentou. O representante encerrou com um texto sobre esperança e um apelo: “que os moradores das ocupações sejam tratados como humanos”.

 

Ordem do Dia

Na Ordem do Dia, momento em que os vereadores discutem e votam as matérias em pautas, apreciaram 18 projetos, aprovando cinco:

- Projeto de lei nº85, de 12 de agosto de 2021: “determina a inclusão nos sites da prefeitura, e da câmara municipal de Três Lagoas, da relação de serviços de proteção à mulher vítima de violência”. (autoria: Sayuri Baez)

- Projeto de lei nº90, de 19 de agosto de 2021: “determina a inclusão nos sites da prefeitura, e da câmara municipal de Três Lagoas, de banner com link para encaminhamento direto de informações e canais de combate e denúncia ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”.  (autoria: Sayuri Baez)

- Projeto de lei nº92, de 24 de agosto de 2021: “torna de utilidade pública o Projeto Social Escola de Futebol Santo André, Três Lagoas Cidade das Águas (3TLCA)”. (autoria: Tonhão)

- Projeto de lei nº08, de 18 de fevereiro de 2022: “dispõe sobre a criação da Central Virtual para a Adoção de Cães e Gatos junto ao site oficial e redes sociais do município de Três Lagoas”. (autoria: André Bittencourt)

- Projeto de Decreto Legislativo nº01, de 23 de março de 2022: “altera e acrescenta dispositivos ao art. 2º do Decreto Legislativo nº04, de 07 de outubro de 2014, mantendo as demais disposições legais, criação da medalha “mérito à ordem” e o respectivo “diploma de medalha”, título este a ser concedido aos advogados devidamente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na subseção de Três Lagoas e seccional do Mato Grosso do Sul, que se destacarem no âmbito do exercício da advocacia e dá outras providências”. (autoria: Marcus Bazé)

 

Indicações e requerimentos

Os requerimentos foram votados e aprovados em bloco. E cada vereador apresentou suas indicações:

Dr. Issam Fares Junior indicou vacinação de idosos em casa; Britão do Povão indicou recapeamento e reparo em bueiro; Dr. Cassiano Maia indicou melhorias em infraestrutura; Sirlene pediu melhorias em infraestrutura na cidade;

Davis Martinelli indicou limpeza no Cinturão Verde e patrolamento; Marisa Rocha indicou encascalhamento e atenção a terrenos baldios; Marcus Bazé indicou melhorias em infraestrutura e trânsito; Silverado indicou redutor e encascalhamento;

Sargento Rodrigues indicou faixa de pedestre, recapeamento e asfalto; Evalda Reis indicou redutor, iluminação em estádio e construção de vestiários; Dr. Paulo Veron indicou pavimentação e recapeamentos; André Bittencourt indicou melhorias nas praças recém-inauguradas e no Cinturão Verde;

Professor Negu Breno indicou reforma de parquinho e melhorias em infraestrutura; Charlene Bortoleto indicou arborização, revitalização de escola, limpeza de quadra e iluminação alusiva ao Abril Laranja; Sayuri Baez indicou ônibus para o Balneário e área de descanso para caminhoneiros; e Jorginho do Gás indicou alambrado no campo da Vila Zuque.

Para saber mais, acesse o hotsite dos vereadores e confira em detalhes cada solicitação: linktr.ee/camara.treslagoas

 

 

 

 

/

Assecom