Acabou: Mato Grosso do Sul não terá mais toque de recolher a partir de 23 de agosto

Acabou: Mato Grosso do Sul não terá mais toque de recolher a partir de 23 de agosto
Imagem aérea em dias de restrições em MS - (Foto: Jornal Midiamax, Arquivo)

Mato Grosso do Sul não terá mais toque de recolher a partir da próxima segunda-feira (23) — a decisão foi anunciada pelo secretário Eduardo Riedel, durante coletiva nesta terça-feira (17). Ele esclareceu que, apesar da decisão, que leva em conta o avanço da vacinação, os municípios do Estado poderão adotar legislações próprias.

Só a lotação dos estabelecimentos segue de acordo com as bandeiras indicadas pelo Prosseguir, programa do Governo do Estado que orienta medidas restritivas a serem definidas pelos municípios. Em cidades com a bandeira cinza, as atividades terão lotação máxima de 30%. No caso da bandeira vermelha, será de 50% e para bandeira laranja de 70%. Nas cidades com bandeira amarela, a lotação nos comércios será de 90% e, com bandeira verde, liberada para 100% da ocupação — essas previsões seguem válidas.

"Se tivermos de tomar novas decisões, vamos tomar. Mas entendemos que é momento de flexibilizar horários vinculados às bandeiras. Biossegurança continua, devemos usar máscaras, álcool em gel, manter distância mínima entre pessoas. Mas, agora, o toque de recolher está eliminado a partir de 23 de agosto".

Mato Grosso do Sul já vacinou 57,82% da população com ao menos a primeira dose e 37,76% com as duas doses ou dose única, a maior porcentagem de imunização do país. Esse é um dos critérios para o Governo do Estado decidir extinguir o toque de recolher, usado desde o começo da pandemia de Covid-19 como uma das formas de frear o avanço da doença.

 

 

 

idiamax