Ameaças de massacres em 20 de abril em Três Lagoas são 'fake news', diz PM

Ameaças de massacres em 20 de abril em Três Lagoas são 'fake news', diz PM
Estudantes e seus pais estão apreensivos depois do que aconteceu em Blumenau-SC na última semana. - Reprodução/TVC

A notícia de que poderá haver um novo massacre em escolas no próximo dia 20 de abril é considerada falsa pela Polícia Militar de Três Lagoas. Mesmo assim, estudantes e seus pais estão apreensivos depois do que aconteceu em Blumenau-SC na última semana, quando um homem invadiu uma creche e matou cinco crianças com golpes de uma machadinha.

A data escolhida para a ameaça não é por acaso. Neste mesmo dia, em 1999, dois ex-alunos da escola Columbine High School, em Columbine, nos Estados Unidos, invadiram a unidade e mataram 12 alunos e um professor. O episódio ficou conhecido mundialmente como o ‘Massacre de Columbine’.

Na manhã desta segunda-feira (10) uma postagem feita em uma rede social na internet sugere que algo semelhante iria acontecer em Três Lagoas no dia 20 de abril. O título da postagem já sugere o que estaria por vir: ‘Pânico em Três Lagoas’.

Segundo o Tenente do 2º Batalhão da Policia Militar e chefe da patrulha escolar Lauro Sant’anna, esse tipo de postagem é caluniosa e feita de forma intencional para causar medo na sociedade de forma geral. A PM está tentando identificar o autor ou se há mais de uma pessoa envolvida na produção e disseminação deste tipo de conteúdo. “Todos os comentários criados já foram desmentidos”.

Ele informou ainda que, esta postagem é considerada um crime, pois faz apologia a um fato criminoso. Se a pessoa for identificada, ela pode ser indiciada e responder à justiça por isso. O tenente assegurou que a população não precisa entrar em pânico. “Os pais podem ficar tranquilos porque a polícia militar está nas ruas e em contato com os diretores das escolas para tomarmos as medidas cabíveis em conjunto”.

A patrulha escolar da PM intensificou a fiscalização nas unidades de ensino municipais, estaduais e particulares a partir desta semana, para coibir qualquer tipo de prática ilegal no ambiente escolar. Qualquer denúncia de que pode haver algo suspeito deve ser encaminhada ao telefone 190 ou para o WhatsApp 67 39199700.

Publicado: www.rcn67.com.br