Aulas presenciais da Rede Estadual de Ensino seguirão suspensas até 9 de outubro; sindicato defende não retorno em 2020

Aulas presenciais da Rede Estadual de Ensino seguirão suspensas até 9 de outubro; sindicato defende não retorno em 2020
Gazeta Trabalhista

As aulas presenciais para 210 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) seguirão suspensas até o próximo dia 09 de outubro em Mato Grosso do Sul. Decreto publicado na manhã desta sexta-feira (04.09), no Diário Oficial do Estado (DOE), tornou pública a medida que mantém as 345 unidades de ensino, bem como extensões e centros de educação profissional com a execução das atividades não presenciais (remotas).

Adotadas em toda a REE desde março deste ano, as aulas remotas foram executadas com o apoio de diversas iniciativas da SED, como as parcerias com a Google e com a Microsoft, além da transmissão das aulas pela TV Aberta, por meio do sinal digital – disponíveis também pela internet, através do site da Secretaria.

Para tratar do planejamento para o retorno seguro às atividades presenciais em todo o Estado, foi iniciado – neste mês de agosto – o trabalho da Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas. Reflexo do trabalho com o Regime de Colaboração em MS, a Comissão é composta por mais de vinte membros titulares, e conta com a participação de representantes de diversos setores que, desde então, unem forças para realizar um planejamento detalhado, sempre observando as orientações passadas pelas autoridades de saúde.

Em comissão de Gerenciamento da Pandemia, sindicato defende não retorno das aulas presenciais em 2020

O presidente da ACP, professor Lucílio Nobre, representante do sindicato na Comissão Municipal (de Campo Grande) de Gerenciamento da Pandemia, defendeu na primeira reunião do grupo, nesta segunda-feira (31/08), a posição da categoria de não retomada das aulas presenciais em 2020, assim como não ao retorno híbrido. A comissão é liderada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) e conta com representantes de mais nove entidades do Poder Público Municipal e da sociedade civil.

Além da ACP e Semed, compõem a comissão representantes das Secretarias Municipal de Assistência Social (SAS); Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur); Finanças e Planejamento (Sefin); Gestão (Seges); da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS); Conselho Municipal de Educação (CME); Conselho de Diretores da REME (Condaem), e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Na reunião, Lucílio ressaltou a importância da participação do sindicato na comissão, o que demonstra um sinal de respeito às manifestações da categoria, que está disposta a debater sobre como retomar as aulas presenciais. Nesse sentido, o presidente sustentou a campanha da ACP em defesa da vida e ponderou que toda discussão sobre o retorno deve seguir a premissa de que não é possível normalizar a tragédia decorrente da pandemia de COVID-19, que já matou mais de 121 mil pessoas no país e quase 900 em MS.

O presidente do sindicato ponderou ainda que os profissionais da educação têm trabalhado exaustivamente para promover a educação pública em Campo Grande de forma remota.

Durante o encontro, a comissão decidiu prorrogar a suspensão das aulas presenciais até outubro. Outra reunião será agendada para a continuação do debate interno sobre como retornar as aulas presenciais em Campo Grande.

Fontes: Secretaria Estadual de Educação/MS e ACP