Câmara de Vereadores de Três Lagoas emiti nota de pesar pelo falecimento da ex-vereadora Tia Nega

Câmara de Vereadores de Três Lagoas emiti nota de pesar pelo falecimento da ex-vereadora Tia Nega
Foto Ilustrativa

A Câmara Municipal de Três Lagoas, por meio de todos os vereadores e servidores, expressa o mais profundo pesar pela morte da ex-vereadora, Visitação Veron da Motta, conhecida por todos em Três Lagoas como “Tia Nega”. Ela faleceu, nesta segunda-feira (20), aos 88 anos, no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Tia Nega é mãe do vereador Doutor Paulo Veron e deixa um legado na vida pública local.

Como última homenagem, o velório foi realizado no plenário do Legislativo. Ela foi vereadora por dois mandatos (1988 e 1992), tendo lutado por conquistas sociais para o município, mas também atuou na área de assistência social, junto ao governo do Estado, trazendo benefícios e auxílio aos mais carentes. Detentora de diversas honrarias municipais e estaduais, recebeu o diploma de Honra ao Mérito "Antônio Trajano dos Santos", em 1992.

Em 2011, foi homenageada com o troféu “Celina Jallad”, concedido pelo deputado estadual Eduardo Rocha, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher. O troféu destaca a prestação de serviços, em Mato Grosso do Sul, na defesa dos direitos das mulheres, legado que tia Nega deixou por meio de inúmeros projetos sociais, sobretudo voltado às mães.

Destaca-se que, como parlamentar, participou da Assembleia Municipal Constituinte, tendo auxiliado na redação do anteprojeto e da revisão da Lei Orgânica do Município de Três Lagoas, resultando na lei nº 926, de 02 de abril de 1990.

Uma referência para todos os agentes públicos da cidade, nas últimas décadas, sempre era ouvida sobre decisões políticas, por pessoas de todos os partidos.

Tia Nega era viúva de Benedito Soares da Motta, conhecido como Madrugada, o qual foi vereador por três mandatos e presidiu a Câmara.

Além do vereador Paulo Veron, Tia Nega deixa o filho José Eduardo Ferreira da Motta.

Pelo seu falecimento, a prefeitura decretou luto oficial de três dias.

 

 

Assecom