CAMPANHA COMPROMISSO E ATITUDE: CRAS, CREAS e UPA 24h de Três Lagoas serão pontos de denúncia de violência contra a mulher

CAMPANHA COMPROMISSO E ATITUDE: CRAS, CREAS e UPA 24h de Três Lagoas serão pontos de denúncia de violência contra a mulher
Foto: Ilustrativa

A partir de segunda-feira (29), as mulheres  vítimas de violência em Três Lagoas contarão com mais um recurso de denúncias e atendimento . A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio da equipe de atendimento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) “Halley Coimbra Ribeiro Junqueira”, dá início à Campanha “Compromisso e Atitude”, criando uma nova alternativa de denúncia.

Conforme a coordenadora do CRAM, Mariza Paro Rodrigues de Souza, a Campanha abrange os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e a UPA 24h, que serão pontos de coleta de denúncias. “Na entrada destas unidades, colocaremos caixas com  a identificação da Campanha, onde a população poderá relatar por escrito situações de violência domésticas. Nestes locais estarão também disponíveis folders sobre feminicídio e violência doméstica”.

A coordenadora explica que a ideia de incluir estas instituições é exatamente por ser um local de grande fluxo de pessoas, mesmo em período de isolamento social.

“O distanciamento social exigido pelas medidas de prevenção à COVID-19, contribuiu de forma negativa para o aumento dos índices da violência contra as mulheres. Esta campanha visa proporcionar às mulheres em situação de violência uma alternativa de pedir ajuda e assim romper com o ciclo da violência doméstica. Relata a coordenadora Mariza”, reforça Mariza.

Semanalmente, as denúncias serão analisadas pela equipe técnica do CRAM. Identificada a vítima, a equipe entrará em contato oferecendo os serviços e apoio necessário. Caso for preciso, pode ser solicitado o apoio policial por meio do Programa Mulher Segura, da Polícia Militar, entre outros órgãos.

A Campanha tem início às 7h30 no CRAS “Ruth Filgueiras”, localizado na Rua Macapá, número 908, no Bairro Guanabara e seguindo, posteriormente, às demais unidades CRAS.