Marquinhos cancela uso obrigatório de máscara dentro de carros em Campo Grande

Marquinhos  cancela uso obrigatório de máscara dentro de carros em Campo Grande
Uso de máscaras em Campo Grande é obrigatório nas ruas. (Foto: Leonardo de França, Midiamax)

A Prefeitura de Campo Grande mudou, mais uma vez, o decreto que exige uso de máscaras em locais públicos e fechados – retirando, por exemplo, a possibilidade de responsabilização penal em caso de descumprimento.

Antes obrigatória, agora a utilização do equipamento de máscaras dentro dos veículos é “recomendada” quando houver mais de uma pessoa. As mudanças podem ser conferidas aqui, na página 1.

Durante atividades físicas e esportivas, também é recomendado o uso enquanto que, anteriormente, o decreto dizia que os alunos não precisavam da máscara na prática. Em praças de alimentação, a previsão volta a ser o que foi determinado no primeiro decreto: a utilização de máscaras não será exigida durante o consumo de alimentos.

SAIBA MAIS

Saque do FGTS no Caixa Tem: Saiba como utilizar o app para receber os R$ 1.045

07h27 - 23/06/2020

Prefeitura estuda multa por falta de uso de máscaras nas ruas e academias

14h32 - 22/06/2020

Uso de máscaras é obrigatório em todas as cidades de MS a partir desta segunda-feira

07h45 - 22/06/2020

Auxílio de R$ 600 desapareceu? Caixa irá ressarcir dinheiro que sumiu da conta

09h26 - 21/06/2020

No Diogrande de 19 de junho, um dia depois da primeira versão, o Executivo municipal editou o artigo que se referia aos locais de alimentação, permitindo a flexibilização da utilização. Apesar de o documento ser claro, as pessoas ainda tinham dúvida sobre o uso do equipamento enquanto se alimentam.

O descumprimento da medida ainda pode acarretar denúncia às autoridades públicas para apuração, “sem prejuízo das demais responsabilizações civis e administrativas”. Contudo, o novo decreto descarta eventual responsabilização por crime de desobediência, que previa prisão.

Segundo o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), as mudanças decorrem de pedidos e entendimentos diferentes da população quando à exigência da barreira. Por exemplo, o uso dentro dos carros não deveria ser necessário, se as pessoas transportadas são, geralmente, da mesma família e que já convivem diariamente.