Chuva de novo em MS só no início da primavera, segundo previsão da meteorologia

Chuva de novo em MS só no início da primavera, segundo previsão da meteorologia
Tempo em MS ficará quente e seco até a primavera. (Foto: Arquivo, Midiamax)

A expectativa para o tempo em setembro em  é de que as temperaturas fiquem acima da média histórica e de comece a chover gradativamente após a primavera – que começa no dia 22.

Conforme previsão do - (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de ), o esperado de chuva varia entre 55 e 150 milímetros, sendo que as maiores precipitações devem ocorrer nas regiões sudoeste e sul do estado.

Conforme o mapa abaixo, as regiões em azul – centro-sul de  – devem ter chuvas acima da média. Já nas demais áreas, a precipitação poderá ser menor que a média histórica, principalmente no círculo laranja, que inclui a região de Camapuã, Rio Verde, Rio Negro, Corguinho e São Gabriel do Oeste.

Chuva de novo em MS só no início da primavera, segundo previsão da meteorologia

Temperatura

De acordo com a análise do -, as temperaturas em  variam entre 18ºC e 38ºC. As máximas devem ser registradas na região pantaneira.

O mapa abaixo mostra os pontos em que as temperaturas ficam acima da média. As regiões com a coloração laranja mais forte serão as que mais sofrerão com anomalias nas temperaturas. Apenas a região de fronteira com o  e a região de Costa Rica e Paraíso das Águas devem manter a média histórica.

Por fim, setembro ainda será predominantemente seco e quente. Haverá predominância de uma massa de ar seco que só deve enfraquecer após o início da primavera.

 

Com informações do MIDIMAC