Secretaria alerta que alguns medicamentos podem faltar na rede pública de saúde em Três Lagoas devido licitações desertas

Secretaria alerta que alguns medicamentos podem faltar na rede pública de saúde em Três Lagoas devido licitações desertas
Divulgação
Alguns medicamentos que geralmente são adquiridos na rede pública de saúde de Três Lagoas poderão estar em falta nos próximos meses. Desde o mês de março, a Prefeitura Municipal tenta adquirir por meio de licitação, os 385 medicamentos pactuados e não pactuados que, atualmente, estão na lista dos utilizados nas unidades de saúde e à disposição da população nas farmácias, porém muitos não puderam ser comprados devido licitações desertas ou fracassadas.
 
Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Angelina Zuque, após duas licitações, dos 385, 114 itens inclusos na lista deram desertos ou fracassados, ou seja, não houve empresa com determinado medicamento ou oferta referente ao preço de tabela. 
 
“Queremos esclarecer que nesta semana, realizamos a segunda licitação da compra desses medicamentos, sendo que dos 53 restantes listados como pactuados, conseguimos apenas 29 itens. Dos não pactuados, apenas  27 foram comprados, dos 117 que faltavam”, explicou a secretária. 
 
“Diante dessa dificuldade de mercado, poderemos enfrentar a falta desses medicamentos nas nossas unidades nos próximos meses, mas a nossa Administração Municipal está tentando a compra dos que ainda faltam para que nossa população não fique desamparada”, completou Angelina. 
 
Para se ter uma ideia, a aquisição de medicamentos como cefalexina, azitromicina, losartana potássica e paracetamol foram tentadas nas duas licitações. A Prefeitura pode tentar uma compra emergencial, diante da necessidade desses itens na saúde pública. 
 
A compra de medicamento para compor a rede municipal de saúde deve, por lei, obedecer aos critérios Tabela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), sendo regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
 
As farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores, não podem cobrar pelos medicamentos preço acima do permitido pela CMED. A lista de preços máximos permitidos é disponibilizada para consulta dos consumidores e é atualizada mensalmente.
 
Confira a tabela dos medicamentos pactuados não pactuados que fracassaram ou desertaram na licitação.