Corpo de Bombeiros faz avaliação e orientações contra focos de incêndio no Parque do Pombo

Corpo de Bombeiros faz avaliação e orientações contra focos de incêndio no Parque do Pombo

Na última quarta-feira (19), o secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, acompanhou a visita técnica do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas ao Parque do Pombo.

Com o complexo receptivo já pronto e apto a receber visitantes, a intenção dos oficiais do CB foi conhecer a área de circulação, estradas e acessos ao parque e os extremos do local para que haja uma ação rápida e estratégica em casos de incêndio.

Segundo o biológo da SEMEA, Flávio Fardin, “o Parque do Pombo é o maior remanescente do Bioma Cerrado no Município e, o apoio e orientações do Corpo de Bombeiros é muito importante para que possamos evitar queimadas, ou em caso sua ocorrência, possamos controlá-las de forma segura”, explicou.

O Parque do Pombo possui mais de 8 mil hectares de área preservada. É cercado pelo Rio Pombo e Córrego Tapera e, atualmente, é o habitat de 127 espécies de aves e aproximadamente 50 espécies, entre anfíbios, répteis e mamíferos.

Para o tenente coronel Fábio Assis, a avaliação foi positiva. “O local altamente privilegiado pela biodiversidade, instalações físicas novas, podendo ser um potente centro de estudo, pesquisa e preservação. Nossa visita foi conhecer o Parque, seus acessos e instruir sobre a prevenção de focos de incêndio, medidas que podem ser antecipadas. De antemão, parabenizo o secretário e prefeito Angelo Guerreiro pelo trabalho realizado”, expressou.

Celso Yamaguti, por sua vez, agradeceu a oportunidade e destacou “ser importante a visita e vistoria do Corpo de Bombeiros, sendo um passo necessário para a execução de atividades e ações no Parque do Pombo. A avaliação e as orientações nos ajudam a planejar as melhorias para tão logo estar aberto à visitação e pesquisas”, concluiu.

 

 

 

 

Assecom/CBM