Diário Oficial publica exoneração do diretor-geral da Polícia Federal; Moro marcou coletiva para 11 horas

Diário Oficial publica exoneração do diretor-geral da Polícia Federal; Moro marcou coletiva para 11 horas
foto: Gazeta Trabalhista

O presidente da República, Jair Bolsonaro, exonerou a pedido Maurício Leite Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal.

O decreto com a exoneração de Valeixo está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24).

O documento é assinado pelo presidente da República e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

O ministro da Justiça convocou coletiva com a imprensa para 11 horas, para explicar a demissão.

Fonte: Agência Brasil – Foto: José Cruz

 

Pivô da crise entre Bolsonaro e Moro, Valeixo é exonerado

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez valer a caneta e exonerou o diretor-geral da Polícia Polícia Federal, Maurício Valeixo. A demissão foi publicada durante a madrugada no Diário Oficial da União (DOU). A decisão ocorre em meio a um cabo de guerra iniciado com a oposição do ministro Sérgio Moro (Justiça) à medida. Fontes próximas indicam que o ministro ameaçou pedir demissão, caso a mudança fosse feita.

A ânsia de Bolsonaro para mudar o comando da Polícia Federal ocorre em meio às investigações autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre participação de aliados e do próprio presidente em atos contra a democracia. Apesar do fato registrado nesta quinta, desde o ano passado o presidente manifestava o desejo de ter uma pessoa da confiança dele no comando da Polícia Federal.

A demissão que contraria Moro ocorre, também, uma semana depois de o presidente ter demitido o ministro mais popular do governo, Luiz Henrique Mandetta (Saúde). Há quem diga que, empoderado, o presidente decidiu não ceder novamente às pressões de Sérgio Moro. O ministro, inclusive, foi obrigado a recuos em várias oportunidades por ter contrariado o chefe, mesmo tendo assumido a vaga no governo sob a promessa de “carta branca”.

O nome de Moro foi incluído no ato de exoneração pelo fato de o diretor da PF ser subordinado a ele. É uma formalidade do Planalto. Além disso, ao contrário do que informa a medida publicada, Valeixo não teria “pedido” sua exoneração ao Planalto. Não há substituto no comando da polícia, por ora, nomeado.

Na avaliação de aliados de Moro, segundo a Folha de São Paulo, Bolsonaro atropelou de vez o ministro ao ter publicado a demissão de Valeixo durante as discussões que ainda ocorrem nos bastidores sobre a troca na PF e sua permanência no governo. Diante desse cenário, crescem as expectativas sobre a saída do ministro ainda nesta sexta.

Uma solução para sua permanência vem sendo discutida pelos ministros generais da Casa Civil, Walter Braga Netto, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Segundo assessores presidenciais, uma indicação positiva havia sido dado pelo ministro da Justiça.