Estudantes vão às urnas para eleger jovens vereadores

Estudantes vão às urnas para eleger jovens vereadores
Estudantes vão às urnas para eleger jovens vereadores
Estudantes vão às urnas para eleger jovens vereadores

Esta quinta-feira, 08 de maio, começou com uma eleição entre os estudantes de Três Lagoas. Alunos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares vão eleger os primeiros 15 jovens vereadores do programa Parlamento Jovem.

Iniciando os pleitos eleitorais, as escolas: Edwards Corrêa e Souza, Sesi e Fernando Corrêa. As demais escolas vão às urnas nesta sexta-feira (09) e segunda-feira (12).

Todos os resultados deverão ser entregues para o poder legislativo até o dia 12 de maio, último dia de eleição. Na página do Parlamento Jovem do site da Câmara de Vereadores será divulgado todo o resultado: www.cmtls.ms.gov.br.

Confira a lista das escolas participantes: Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, Escola Batista Semear, Escola Estadual José Ferreira, Escola Estadual Fernando Corrêa, Escola Estadual Dom Aquino Correa, Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza, Escola Estadual Afonso Pena, Escola Sesi Três Lagoas, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Três Lagoas (IFMS), Escola Municipal Professora Maria Eulália Vieira e Escola Estadual Luiz Lopes de Carvalho.

 

Primeiro dia de eleição 

Sara Cortes e Rafael Sales são candidatos da Edwards. Os pretendentes ao cargo contaram que já fazem parte do grêmio estudantil, por isso, quando receberam a notícia do programa Parlamento Jovem já procuraram a coordenação da escola para se inscreverem. “Uma das nossas propostas é obter ônibus com o poder executivo para excursões”, apresentou Sara.

Sobre as expectativas, Rafael disse: “a gente fica ansioso em saber quem será o padrinho político, como será ter uma voz mais ativa na política. Pois ver de fora é uma coisa, viver é outra”. A dupla relatou apoio da escola e dos colegas também em todo esse processo.

No Sesi, a escola elaborou um sistema digital de votação, uma espécie de urna eletrônica, agilizando o procedimento e aproximando ainda mais os alunos do processo eleitoral adotado atualmente. José Bortoloto Junior, responsável pelo sistema de votação, ressaltou: “inserimos até mesmo a opção de voto em branco para nos aproximar do sistema da urna eletrônica. Estamos monitorando a eleição a cada minuto e, assim que a última sala votar, teremos o resultado”.

Luciano Grechia, professor que ficou responsável na escola pela parceria com o legislativo no programa, relatou que os alunos sentiram muito interesse em participar. “Nos reunimos com todos e apresentamos as regras. Então, eles se organizaram e fizeram uma campanha limpa, a qual fiscalizamos. Apresentaram suas propostas até mesmo para séries menores, que não votam, para integrar todo o colégio nessa experiência”, contou.

Angelina Mendonça de Brito, Guilherme Souza Fagundes, Izadora Freitas Souza Vital, Jonas dos Reis Ruback Giffoni e Leonardo de Alencar Queiroz são candidatos do Sesi. Leonardo declarou que tem interesse em seguir carreira política, por isso decidiu participar do programa. O grupo, que não tinha amizade antes, se uniu para estudarem as regras da campanha e se organizaram, criaram até site e redes sociais com as propostas. “Apesar de serem diferentes, nossos ideais defendem os mesmos interesses. Em uma proposta, por exemplo, tem melhorias em ciclovias e em outra em vias públicas. Ambas são de melhorias para o trânsito. Tem também propostas de melhorias em educação e inclusão”, reforçou Jonas.

Angelina destacou que muitas das ideias vieram de experiências e vivências do próprio ambiente escolar, outras de pesquisas que realizaram, trazendo muitos dados para o debate. “Decidimos que, independentemente de quem ganhar essa eleição aqui no colégio, vamos ajudar o eleito e colaborar com a cidade, pois somos concorrentes, mas não inimigos”, finalizou Izadora.

Na Escola Fernando Corrêa, quatro alunos disputam as eleições, com votação no período da manhã e da tarde. São eles: Elias Almeida Leal, Luciano Freitas, Maria Fernanda dos Santos Pereira e Pietro Balen Silve.

 

Parlamento Jovem

A Câmara de Vereadores de Três Lagoas está com um novo programa em andamento: o Parlamento Jovem.  Através da lei municipal nº4.271, sancionada em 09 de abril de 2025, a proposta visa se aproximar dos estudantes do 9ª ano e do ensino médio, da rede pública e particular, com idade entre 13 e 18 anos, que serão apadrinhados por um vereador por um período de nove meses.

Uma vez por mês, haverá sessão do Parlamento Jovem, na qual os eleitos apresentarão indicações de melhorias para a cidade ou projetos de lei. No ano de 2025, o mandato será do mês de maio à dezembro.