FETEMS garante eleições diretas para Diretores(as) em todas as Escolas da Rede Estadual

FETEMS garante eleições diretas para Diretores(as) em todas as Escolas da Rede Estadual

“A eleição direta para Diretores(as) da Rede Estadual voltam a ocorrer em todas as Escolas da Rede Estadual e acabando com a nomeação de Diretores(as) em escolas de autoria. Outro fato importante que não terá mais provas eliminatórias para os(as) Profissionais em Educação que querem concorrer em suas unidades escolares, que será substituída por um cursos de capacitação on-line. Os(as) candidatos(as) interessados(as) em participar da eleição deverão realizar um curso de 40 horas online oferecido pela Secretaria de Educação”, explica o Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira.

O Curso de Gestão para Dirigente Escolar de, no mínimo, 40 horas, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), tem por objetivo aferir a competência dos interessados em exercer a função de Dirigente Escolar nas dimensões de Gestão Escolar administrativa, financeira e pedagógica.

Será considerado apto no Curso de Gestão para Dirigente Escolar o interessado que obtiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de aproveitamento, segundo critérios definidos em regulamento do próprio curso.

Os concluintes do Curso de Gestão para Dirigente Escolar, interessados em participar da eleição direta nas escolas a serem designados para a função de Diretor ou Diretor Adjunto nas escolas e centros que não comportam eleição ou para o exercício temporário da função, deverão se cadastrar perante a Secretaria de Estado de Educação para a formação do Banco Reserva de Habilitados à função de Dirigente Escolar, em plataforma própria, com endereço eletrônico a ser disponibilizado em Instrução Normativa, publicada em Diário Oficial do Estado, no site da Secretaria Estadual de Educação e por meio de comunicação interna a todas escolas.

Lembrando que independentemente da data de início, o mandato dos(as) eleitos(as) para as funções de Diretor e de Diretor Adjunto da Rede Estadual de Ensino de Mato Groso do Sul, para o período de 2024 a 2027, encerrar-se-á em 31 de dezembro de 2027.

A Resolução/SED N. 4.228, de 9 de outubro de 2023, foi publicada no Diário Oficial do Estado, n. 11.291, do dia 10 de outubro de 2023.

Fonte FETEMS