Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) passa pela Escola Municipal Parque São Carlos

 Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) passa pela Escola Municipal Parque São Carlos
FOTOS JULIANO FERREIRA
 Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) passa pela Escola Municipal Parque São Carlos
 Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) passa pela Escola Municipal Parque São Carlos
 Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) passa pela Escola Municipal Parque São Carlos
 Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) passa pela Escola Municipal Parque São Carlos

Na sexta feira dia 1º de setembro de 2023, um grupo de pesquisadores do Projeto TIMSS - (Trends in International Mathematics and Science Study – TIMSS) reuniram-se na sala de informática com alunos do 8º ano da Escola Municipal Parque São Carlos no período vespertino onde foi aplicado uma avaliação, usando as tecnologias disponíveis, visando fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes nas áreas do conhecimento matemática e ciências no 8º ano do ensino fundamental.  A avaliação do TIMSS é aplicada a cada quatro anos, desde 1995, nas turmas de 4º e 8º anos e é organizada pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA).

Cerca de 70 países usam os dados de tendências do TIMSS para monitorar a eficácia de seus sistemas educacionais em um contexto global, e mais países se unem ao estudo a cada ciclo de avaliação. O Brasil aderiu ao Projeto TIMSS em junho de 2022, sendo o Inep a instituição responsável pelo planejamento e a operacionalização da avaliação no País.

O TIMSS avalia os principais conteúdos e domínios cognitivos em matemática e ciências a serem testados no 4º e 8º ano. As matrizes de competência (em inglês, framework) do TIMSS estão organizadas em torno de duas dimensões: i) dimensão de conteúdo, especificando os domínios de assunto a serem avaliados; e ii) dimensão cognitiva, especificando os processos de pensamento a serem avaliados. Entre os domínios de conteúdo estão álgebra e geometria, em matemática; e biologia e química, em ciências, enquanto os domínios cognitivos de conhecer, aplicar e raciocinar descrevem as habilidades de pensamento que se espera que os estudantes usem à medida que se envolvem com o conteúdo de matemática e ciências.

O estudo também contempla um questionário de contexto, que descreve os fatores domésticos, escolares e de sala de aula associados à aprendizagem dos alunos em matemática e ciências. Os questionários que dão embasamento à investigação contextual são preenchidos pelos alunos, seus pais, professores e diretores de escola.

Segundo Bete Arruda uma das coordenadoras do Projeto no Município, será efetuado esse trabalho também na rede Estadual: “A coisa está feia. A maioria dos estudantes pesquisados apresenta diagnósticos ruim. Não sabe o que é fração”, comentou.