Hemosul entra em estado de emergência e precisa de doações do tipo sanguíneo O-

Hemosul entra em estado de emergência e precisa de doações do tipo sanguíneo O-
A prioridade é para coleta de sangue O-, mas todos os outros tipos sanguíneos serão aceitos
Hemosul entra em estado de emergência e precisa de doações do tipo sanguíneo O-

O Hemosul anunciou que o estoque está em níveis alarmantes para o tipo sanguíneo O-, de apenas 12%, e precisa de doações.

Os estoques dos tipos O+, A- e A+ estão medianos, mas doações também serão bem aceitas.

Últimas notícias

Marli Vavas, coordenadora geral do Hemosul, faz um apelo para que haja doações com mais frequência.

“A pandemia alterou muito nosso fluxo de trabalho, tivemos que nos adaptar às novas exigências e tivemos um número bem mais baixo de doadores para poder atender os pacientes que precisam”.

Rede Hemosul

Há mais de três décadas, a entidade atende necessidades de cidadãos, presta assistência hematológica de qualidade para as redes públicas e privadas de Mato Grosso do Sul.

O objetivo do órgão é fornecer e produzir hemocomponentes, além de gerenciá-los e distribuí-los para todo o Estado.

Doar sangue é um ato de amor. A importância desse ato pode decidir entre a vida e a morte de alguém.

“Principalmente nesta época em que a solidariedade está sendo tão cogitada, doar sangue é um dos atos mais lindos em prol da vida”, declara Mayara Franceschi, gerente de relações públicas da rede Hemosul.

“Quando você doa sangue, você oferece um pouco da sua vida pela saúde de alguém que na maioria das vezes você nem conhece”, acrescenta.

 

Doar sangue é um ato de amor que ajuda a salvar vidas - Valdenir Rezende

 

Doar sangue x Pandemia

O Hemosul está seguindo à risca todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.

Funcionários e doadores são obrigados a usarem máscara; há disponibilização de álcool gel; há limite de pessoas por ambiente e existe um esquema com fluxos de entrada diferenciados.

Também é possível fazer o agendamento para doar sangue para evitar aglomerações.

Os agendamentos podem ser feitos pelos números (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316.

O que precisa para doar sangue

  • Ter entre 16 e 69 anos
  • Ter 55kg ou mais
  • Não ter tomado vacinas recentemente
  • Estar bem alimentado
  • Não tomar certos medicamentos (consultar um médico)
  • Não possuir determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis e etc.
  • Homens podem doar até 4 vezes por ano; já mulheres, até 3 vezes por ano.

A Rede Hemosul no Estado

  • O Hemosul da capital é localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, número 1.304.O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. A cada 1° sábado do mês, o atendimento é das 7h às 17h.
  • O Hemosul de Dourados fica na Rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial. O horário de funcionamento na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira é das 7h às 12:30h. Terça-feira e quinta-feira funciona de 7h às 12h e das 13h às 17h.
  • O Hemosul de Três Lagoas encontra-se na Rua Manoel Rodrigues Artez, número 520, Colinos. O atendimento é de segunda à sábado, das 7h às 12h.
  • O Hemosul de Ponta Porã é localizado na rua 7 de setembro, Santa Isabel. O número para contato é o (67) 3431-6134. O local funciona de segunda à sexta, das 7h às 12h.
  • O Hemosul de Paranaíba fica rua Selma Martins de Oliveira, número 335, Ipê Branco I e funciona de segunda à sexta das 7h às 11h. O número para contato é o (67) 3503-1026.
  • O Hemosul de Coxim encontra-se rua Gaspar Reis Coelho, 361, Bloco B, bairro Flávio Garcia e tem atendimento quinzenal (1ª e 3ª semana do mês e com agendamento prévio). Funciona na segunda das 7h às 11h e das 13h às 17h, e na terça das 7h às 11h.

Durante a semana, é possível programar data e horário da doação pelos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316.

 

 

cORREIO DO eSTADO