Manifesto da educação e a perseguição institucional ao 4º ENDC

Manifesto da educação e a perseguição institucional ao 4º ENDC
Divulgação

A campanha Calar Jamais!, lançada em 2016 pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), começa uma nova fase, com uma identidade visual atualizada e desenvolvendo uma abordagem ampliada em defesa da liberdade de expressão no país. Até então, a campanha tinha um foco mais específico na denúncia de violações a esse direito. Agora, a ideia é promover atividades e eventos de formação sobre o tema, articular diferentes setores da sociedade civil em defesa da pauta e seguir monitorando os casos graves de violações desse direito que se multiplicam pelo país afora.

Em que pese a conjuntura que o nosso país atravessa em linhas gerais, a Educação Pública, em especial os/as trabalhadores/as em educação, vêm sistematicamente sendo perseguidos/as e tendo seus direitos de cátedra violados por uma campanha fascista que tem como objetivo amordaçar o ensino e vetar os debates intelectuais e ideológicos em sala de aula.

Nossos desafios passam pelo combate a Lei da Mordaça, Ideologia de Gênero, Escolas Cívico Miltares, Home homeschooling (Educação domiciliar), iniciativas que destroem o patrimônio construído pelos/as educadores/as ao longo da história através da organização sindical e da luta por valores simbólicos, que só são possíveis com uma educação fortalecida e livre da perseguição promovida pelo Poder Público.

Diante do quadro atual, é necessário que o 4º Encontro Nacional pela Democratização dos Meios de Comunicação intensifique a luta contrária ao assédio que vem sendo praticado para com os/as trabalhadores/as em educação, reafirmando seu cunho na defesa da liberdade de expressão, da liberdade de pensamento, da liberdade de cátedra, da livre organização que, infelizmente, são os principais alvos do atual governo.

É preciso, portanto, mostrar para a sociedade brasileira, e as demais comunidades internacionais, como estamos vivendo um momento de ataque institucional à este direito fundamental, em suas dimensões mais amplas, sob a lógica de que defender a educação e a liberdade de expressão é defender a democracia!

ASSINAM ESTE MANIFESTO:

CUT - Central Única dos/as Trabalhadores/as
CTB – Central dos/as Trabalhadores/as do Brasil
CNTE – Confederação Nacional dos/as Trabalhadores/as em Educação
SINDIUPES – Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação do Estado do Espírito Santo
SINDUTE – Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação do Estado de Minas Gerais
SINTE - Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação do Estado de Santa Catarina
SINTEPE - Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação do Estado de Pernambuco
SINTERO - Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação do Estado de Rondônia