No Dia dos Jornalistas, Sindjor-MS e Fenaj saem na defesa da categoria e da liberdade de imprensa

No Dia dos Jornalistas, Sindjor-MS e Fenaj saem na defesa da categoria e da liberdade de imprensa
Divulgação

 A humanidade nunca teve tanta necessidade de informação de qualidade, clara, vinda de fontes confiáveis. Para se orientar, para se mover a cada dia, para organizar suas vidas, as pessoas precisam ser informadas sobre a realidade da Covid-19, sobre as pesquisas para uma eventual vacina, sobre as formas de contágio, sobre os efeitos sociais da pandemia.

O jornalismo emerge, neste momento, como artigo de primeira necessidade.

Esta realidade, no Brasil, assume contornos ainda mais dramáticos. O presidente Jair Bolsonaro se opõe às recomendações da Organização Mundial da Saúde e de autoridades sanitárias brasileiras e do exterior, usando até mesmo cadeia nacional de rádio e TV para disseminar a confusão e a desinformação, com impacto amplo na população brasileira.

E, aos olhos de setores crescentes da sociedade, o jornalismo se apresenta como o melhor antídoto para o caos que emana do Planalto.

Chegamos a este 7 de abril de 2020 com 15 meses de ataques incessantes do atual presidente contra a liberdade de imprensa, contra órgãos de comunicação, contra o exercício do jornalismo e contra diversos jornalistas.

A opinião pública assiste estarrecida o presidente humilhar repórteres, toda manhã, em um chiqueirinho no palácio da Alvorada. E uma das maiores homenagens que os jornalistas poderiam receber neste momento foi feita por um decreto desse próprio presidente, em 22 de março de 2020, no qual é obrigado a reconhecer que, na atual emergência em que o país vive, o trabalho da imprensa está no rol das atividades essenciais de enfrentamento à pandemia em curso.

Chegamos, enfim, a este 7 de abril de 2020 com o desafio de realizar um inédito ato virtual em comemoração ao Dia do Jornalista.

Como é virtual, terá a oportunidade de ser nacional, agrupando participantes em várias partes do país.

Nele, homenagearemos os/as jornalistas brasileiros/as na pessoa da jornalista Patrícia Campos Mello, que simboliza a excelência e a coragem da atividade jornalística que queremos ver espalhada por todo o Brasil.

Nele, poderemos também nos somar às homenagens aos profissionais da saúde, que, com coragem, têm o desafio de estar na linha de frente do combate à pandemia.

Participe do ato divulgando em suas redes sociais

Assista Ao ato acessando o link abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UCWbQO3A_ciUjAJzSdpVA1eA

7 de abril – 18 horas de MS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) parabeniza todos(a) o(a)s jornalistas do Estado pelo Dia do Jornalista (7 de abril) e cumprimenta a categoria pelo grande trabalho que realiza na cobertura da Covid 19.

  Mais do que nunca, a atuação da imprensa está sendo um grande diferencial na luta contra a pandemia, porque, como ainda não há remédio ou vacina contra o coronavírus, a informação e a prestação de serviço de qualidade são grandes armas no combate à doença.

  A importância do trabalho dos jornalistas nestes tempos de crise é retratada nas pesquisas de opinião, em que a maioria da população diz confiar no jornalismo, na sua credibilidade, a despeito daqueles que tentam desqualificar o trabalho dos profissionais. Essas pessoas estão sendo atropeladas pelos acontecimentos.

  Por isso, mostrem-se orgulhosos(a)s e altivos(a)s pela profissão que abraçaram.

  E aqui renovo o convite para acompanharem neste Dia do/a Jornalista o Ato Virtual em defesa da classe, a partir das 18 horas (de MS). Acessem o link que está no site e na página do Facebook do Sindjor MS.

   Um grande abraço de todos e todas integrantes do sindicato.

Walter Gonçalves

Presidente do Sindjor-MS