PREFEITURA DE BATAGUASSU EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

PREFEITURA DE BATAGUASSU EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO
Assecom

Cb image default

Foto Arquivo / Assecom Prefeitura de Bataguassu

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer sobre o falecimento de uma criança, de 1 ano, 3 meses e 29 dias, do sexo feminino, ocorrida ontem, dia 3 de fevereiro, no município.

De acordo com levantamento realizado pela pasta referente ao caso e através dos registros dos atendimentos médicos, a criança foi atendida inicialmente dia 31 de janeiro, no Pronto Socorro Municipal e apresentava estado febril e um edema em face lado direito, data em que foi atendida, medicada e liberada pelo médico plantonista após suspeita de parotidite (caxumba).

A mãe procurou atendimento novamente ontem, dia 3 de fevereiro, às 9h18, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim São Francisco e foi atendida pelo médico da unidade, que encaminhou a paciente para atendimento pediátrico no Centro de Especialidades Médicas (CEM), que ocorreu às 10h35.

A pediatra, por sua vez, atendeu a criança e orientou a mãe sobre a necessidade de encaminhá-la para internação hospitalar no Pronto Socorro, solicitando a realização de exames diversos.

A mãe se apresentou para internação da criança no Pronto Socorro às 12h46 da mesma data [03/02], onde houve plena assistência à paciente, seguindo prescrição médica.

Após a internação e a realização de exames, que apresentaram quadro de anemia, suspeita de parotidite (caxumba) e início de crise convulsiva, a médica pediatra plantonista foi solicitada no local para acompanhamento do caso.

A pediatra de plantão, por sua vez, deu início aos procedimentos e viu a necessidade da presença da outra pediatra que havia realizado o primeiro atendimento à criança no Centro de Especialidades Médicas, que veio prontamente para atendê-la.

Foi necessária a remoção da criança do quarto de internação para a sala de emergência. A paciente apresentou parada cardiorrespiratória, foi realizada manobras de reanimação pela equipe médica presente, porém, sem sucesso, e a criança evoluiu a óbito às 17h05.

Houve coleta do teste rápido para Covid-19, que apresentou resultado negativo. O exame de RT - PCR também foi coletado e encaminhado amostra para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS), em Campo Grande.

A Prefeitura de Bataguassu presta condolências aos familiares e amigos da criança devido a perda precoce, porém, ressalta que todo o atendimento necessário foi prestado a paciente. A administração municipal também disponibilizou equipe para a assistência da família. 

 

aSSECOM