Prefeitura omissa não pune proprietários por falta de manutenção nas calçadas

Prefeitura omissa não pune proprietários por falta de manutenção nas  calçadas
Prefeitura omissa não pune proprietários por falta de manutenção nas  calçadas
Prefeitura omissa não pune proprietários por falta de manutenção nas  calçadas
Prefeitura omissa não pune proprietários por falta de manutenção nas  calçadas

As calçadas são fundamentais em qualquer local, elas são a base de uma boa infraestrutura para o meio social, afinal, é através delas que os pedestres podem transitar com segurança. É importante também que elas estejam dentro das normas de acessibilidade e que seja de fácil acesso para todos, sem nenhum tipo de obstrução como ocorre na rua Zuleide Peres Tabox frente a residência de nº 74, onde galhos de uma planta bloqueiam grande parte da calçada, além de sacolas de lixo que geralmente fica espalhadas debaixo das árvores maiores.

O padrão arquitetônico das cidades deve prevê, em parte de sua extensão, o acesso de motoristas e pedestres de forma harmônica e ordenada. E para que esse planejamento seja efetivamente assertivo para os pedestres, as calçadas precisam, além de seguir padrões em medidas, incluir a questão da acessibilidade, garantindo os mesmos direitos de locomoção para idosos e pessoas com deficiência, fato esse que Três Lagoas deixa a desejar.

Vale frisar que os responsáveis por imóveis, edificados ou não, lindeiros (limite) a vias ou logradouros dotados de guias e sarjetas são obrigados a executar, manter e conservar as respectivas calçadas na extensão correspondente à sua testada (frente), na conformidade da normatização específica expedida pelo Executivo

Imperioso destacar que a conservação das calçadas é responsabilidade dos moradores. Calçadas são um bem público, cuja conservação é regida por Lei Municipal. Onde normatiza que o proprietário, seja comercial ou residencial, é responsável pela conservação, manutenção e reforma da calçada em frente ao seu imóvel evitando matagal e buraqueira.

A Prefeitura de Três Lagoas cabe a função de fiscalizar a conservação da via pública. Inclusive é bom que todos os proprietários de imóveis que não cumpre com suas obrigações, caso o pedestre sofra, acidente, danos corporais causados por defeitos nas calçadas, a responsabilidade é do município que não fiscalizou, podendo até ser obrigado a indenizar a vitima por danos morais, estéticos e até mesmo materiais.

Lixo espalhado, construção abandonada, mato alto e entulho, pelas calçadas, além dificultar a mobilidade de todos é o cenário perfeito para a proliferação de escorpiões e outros animais peçonhentos. Não há melhor veneno contra escorpiões que a prevenção e limpeza. Além disso, enquanto existirem locais sujos, os animais continuarão se reproduzindo e sendo um risco à saúde de todos.