Servidores públicos municipais de Três Lagoas passam por treinamento para atuarem na Barreira Sanitária

Servidores públicos municipais de Três Lagoas passam por treinamento para atuarem na Barreira Sanitária

Servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) estão recebendo um treinamento na manhã desta quinta-feira (29) para atuarem na Barreira Sanitária que inicia neste sábado (01 de maio), no Posto Fiscal Jupiá, e em postos de controle sanitário que possam ser instalados em pontos estratégicos de Três Lagoas

O treinamento é desenvolvido pelo Comitê de Controle Sanitário (CCS) e está sendo ministrado pelo tenente coronel Leonardo Congro, do Corpo de Bombeiros de Campo Grande.

Vinculado à Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), o CCS fomenta neste treinamento os métodos de abordagem, a importância do controle e identificação de pessoas com sintomas suspeitos de COVID-19 e conscientização dos motoristas que estarão chegando a Três Lagoas.

Conforme o tenente coronel Fábio Assis, do Corpo de Bombeiros local, a ação na Barreira Sanitária vai mobilizar as forças de segurança que operam no Município e servidores municipais.

“Contaremos com a presença e apoio do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, além de agentes municipais de trânsito, profissionais da Saúde, Educação e Cultura. Cabe mencionar que todos os prestarão serviço voluntário nesta ação”, explicou.

O monitoramento na Barreira será feito em motoristas e passageiros como forma de prevenir a entrada de novos casos ou suspeitos de COVID no Município. Na abordagem, a pessoa que apresentar algum sintoma deverá informar os dados pessoais, de onde vem, qual o destino e motivo da viagem. Estas informações serão inseridas no sistema do CCS e enviadas automaticamente, a Secretaria de Saúde da Cidade destino do motorista, que deverá encaminhá-lo a atendimento médico logo em sua chegada.

Ao chegar no destino, esta pessoa já estará encaminhada para atendimento em uma unidade de saúde.
Sob a coordenação da Defesa Civil municipal, a Barreira Sanitária acontecerá todos os dias, a partir de sábado (01), das 06h às 17h, sem intervalo de almoço. O treinamento contou a participação de 38 servidores.

 

assecom