Thronicke se declara “direita racional” e recebe chuva de críticas de bolsonaristas

Thronicke se declara “direita racional” e recebe chuva de críticas de bolsonaristas
Senadora Soraya Thronicke nunca aceitou o fato de ter sido eleita por causa de Jair Bolsonaro (Foto: divulgação)

A senadora Soraya Thronicke (PSL) causou, no último sábado (14), mais confusão com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) depois de postar mensagens confusas e cheias de clichês sobre o atual momento político do país.

Eleita na onda bolsonarista de 2018, condição que ela rechaçou desde o primeiro dia, a parlamentar afirmou na rede social Twitter que seguidores do presidente Bolsonaro têm piorado a credibilidade do Governo e que se elegeu “sob a égide das bandeiras anticorrupção, liberal, econômica, democrata e da verdade”.

E continuou: “Não arredarei desses princípios e ai de quem ousar me pedir que o faça. A direita racional não suporta mais os arroubos da direita radical, que sequer sabe o que é ser de direita”.

Em outro tuíte, reforçou o alerta: “Vou repetir que “não arredarei dos princípios que me elegeram”, e aqueles que assim me pedem, mesmo q nas entrelinhas, eu classifico como corruptos e traidores da pátria”.

Seguidores cobram fidelidade, coerência e transparência nas ações, votos e palavras da senadora

Mais tarde, em outra postagem, voltou a citar a direita racional. “A atitude de certos “apoiadores do governo” na verdade o atrapalham (sic) sobremaneira, pioram (sic) cada vez + a sua credibilidade. A questão é tão grave, q já os considero infiltrados, pq ñ é possível tanta irresponsabilidade e exposição ao mesmo tempo”, declarou, concluindo o tuíte com a hashtag #SouDireitaRacional.

As mensagens da senadora causaram a revolta de bolsonaristas. Foram cerca de 300 comentários em que os seguidores cobram fidelidade, coerência e transparência nas ações, votos e palavras da senadora sul-mato-grossense.

egeu “sob a égide das bandeiras anticorrupção, liberal, econômica, democrata e da verdade”.

O médico Itamar Braga foi direto: “Todo mundo já sabe que vc pulou pra terceira via. Ficou claro isso na CPI. Continue assim que quando o povo descer até Brasília não será para remover só os urubus, o primeiro a sofrer a ira do povo será o legislativo por serem omissos e não ouvirem os seus patrões”.

A senadora respondeu a Braga, pedindo que ele lesse novamente a postagem. “Leia novamente! Vc apoia quem abandona os princípios pelos quais foi eleito? Se sim, peço que abandone o meu perfil”, sugeriu.

O médico rebateu: “Quem diz quais os princípios foram aceitos é o povo que votou. E esse povo diz que não aceita serem tolhidos em sua liberdade de expressão. Você foi escorregadia em seu comentário, jogando narrativas para sustentar sua futura decisão de ser contra a destituição de ministros”.

Telma Sordi ironizou o fato de a senadora se considerar de “direita racional”: “Oi? Quem é a Direita radical? Quem faz parte da Direita Racional? Quem desrespeita e interpreta a nossa Constituição? Quem vai parar os devaneios do judiciário que vcs se dobram? Ora, ora”. Soraya rebateu: “Ora, ora! Eu faço parte da #DireitaRacional e as portas estão abertas. Seja bem-vindo!”.

O analista de sistemas Gabriel Costa, além de vários outros tuiteiros, ironizaram foto em que a senadora aparece ao lado do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. “Vc foi eleita com essa bandeira e vota de acordo com quem te paga mais que, no caso, é o país do pastel de flango junto com esse senhor. Você deveria ter vergonha isso sim”.

“A direita comunista?”, perguntou Sara, ironicamente. Altamir Furlan foi outro que ridicularizou a foto: “Quem é essa patriota junto com esse chinês?” Ju Borba pediu para Soraya sair do muro e decidir em qual lado quer ficar: “Para de surfar no muro e decide logo pra que lado você vai cair, porque tá ficando feio e os eleitores já perceberam faz tempo”.

Irisvaldo Brandão avisou que a senadora não terá mais o voto dele, Solange Góes questionou a capacidade mental dela, enquanto Nicole Capelli Basso disse ter dúvida sobre quem Soraya apoia.

Telma Matheus classificou de “rótulo vazio de sentido, veracidade e honra” a hashtag “direita racional”, na qual a senadora se incluiu. “A sra não é Direita, Direita não faz acordo com corrupto, Direita é a favor da transparência, Direita é Bolsonaro!”, afirmou Márcio Ciuffo. “O que atrapalha são muristas e oportunistas como a senhora”, completou Fernanda Gomes.

Cézar Almeida se disse decepcionado com o mandato da senadora e Fátima Marcellino a chamou de “despreparada”. “A Senadora não está a altura do cargo que ocupa. Nosso dinheiro suado e sagrado não pode manter no @SenadoFederal alguém tão despreparada. Que declaração infeliz!”.

Entre quase 300 comentários, pouco mais de dez tuiteiros concordaram com a senadora, todos eles com digitais petistas ou de esquerda, como Esley Ribeiro, que destacou a coragem de Soraya:

“Eu sei que na hora da verdade você vai seguir o caminho certo “o seu caminho” independente de lado partidário, a sua honra, convicção vão auxiliar os passos da coerência, parabéns pela coragem, evoluir as ideias é a chave fique pegue na mão de quem te apoia pelo motivo certo”.

 

 

Com informações do MSEMBRASILIA