Presidente da Câmara de vereadores André Bittencourt explana sobre o Projeto de Lei que autoriza o deslocamento do SAMU para redes privadas.

Presidente da Câmara de vereadores André Bittencourt explana sobre o  Projeto de Lei  que autoriza o deslocamento do SAMU para redes privadas.
foto: divulgação

Na manhã desta terça (4), o vereador André Bittencourt esclareceu seu Projeto de Lei nº48 “Permite ao SAMU e ao corpo de Bombeiros deslocarem pacientes para hospital particulares localizados no município”. O presidente da Câmara, explica que o objetivo é desafogar o SUS e ser opcional ao paciente que já tem plano de saúde ser atendido no hospital particular.

 

Atualmente, o SAMU direciona todos pacientes para redes de atendimento público (UPA ou hospitais públicos), até mesmo aqueles que possuem plano de saúde e poderiam ser atendidos em hospitais particulares pois as redes privadas também dispõem de atendimentos de emergência. “Esse projeto visa que a pessoa opte o atendimento no hospital público ou particular, visa o desafogar o atendimento público e com isso, também, melhorar a saúde de Três Lagoas.” completa o vereador.

 

Vale ressaltar um dos artigos desse Projeto de Lei: “Art 4º Para cumprimento desta lei, o paciente deverá estar portando o documento que comprove o convênio com a instituição (carteirinha).” Ou seja, se o paciente estiver portando a carteirinha do convênio e em plena condição de responder por si e optar o atendimento no hospital privado, o SAMU descolará ele até o local, se o paciente não estiver em condições a família ou representante legal poderá fazer a opção.

 

“Temos que olhar os modelos que dão certo e trazer para nosso município, as pessoas que querem ser atendidas nos hospitais particulares e já possuem plano de saúde, elas também precisam de um translado, e esse Projeto de Lei visa essa melhoria, para que seja possível fazer esse translado.” finalizou o vereador André Bittencourt.