Após denúncia da Vereadora Tania Ferreira, Prefeitura de Ribas anula contrato com assessoria

Após denúncia da Vereadora Tania Ferreira, Prefeitura de Ribas  anula contrato com assessoria
Vereadora Tânia Ferreira diz que a anulação não vai servir para varrer o assunto para baixo dos panos. A vereadora promete ir a fundo para investigar o ocorrido.

Na última sessão ordinária (10/08), a Vereadora Tania Ferreira (Solidariedade) apresentou um requerimento cobrando do prefeito João Alfredo (PSOL), informações sobre contratação de assessoria contábil. A vereadora lembrou que o Executivo já tem toda a estrutura da Secretaria de Finanças e uma equipe de contabilidade, mas, mesmo assim, fez questão de acertar quase R$100 mil sem licitação para uma empresa aberta há apenas quatro meses. Nesta terça-feira (17/08), a Prefeitura formalizou a anulação do contrato.

“Se tivesse o mínimo de legalidade, certamente não seria anulado. Foi uma ação tão vergonhosa que realmente não tinha como o prefeito sustentar. E o mais grave é que já não é a primeira. Primeiro foi o acerto da clínica, com ele dizendo que não sabia e empurrando tudo nas costas da ex-secretária de Saúde. Agora, esse absurdo desse contrato. Qual será a próxima? Onde que isso vai parar?”, questiona a vereadora.

No último dia 9 de agosto 2021, a Prefeitura homologou a contratação direta (inexigibilidade de licitação) com a ASP – Serviços de Assessoria e Consultoria Empresarial e Governamental LTDA, empresa criada em 8 de abril, há apenas quatro meses. A vereadora ficou surpresa e decidiu cobrar informações. Em seguida, o site Rio Pardo News, por conta própria, iniciou uma investigação jornalística indo até o local cadastrado como sede da assessoria e apontando que a empresa seria uma instituição fantasma.

“Nenhum dos vizinhos sabia informar onde era a tal assessoria. Cheguei na suposta sede e a mulher não conhecia o nome do proprietário. Só quando eu informei que era um escritório de contabilidade foi quando ela me deu um número de telefone. Liguei e o cara me disse que trabalhava na Prefeitura de Aquidauana, mas que foi procurado para auxiliar porque o pessoal de Ribas era uma equipe nova e não teria experiência nos trâmites legais. Parece até brincadeira”, diz Kleber Souza, editor-chefe do Rio Pardo News.

Tania Ferreira diz que a anulação não vai servir para varrer o assunto para baixo dos panos. A vereadora promete ir a fundo para investigar o ocorrido.

“É muito fácil para o prefeito tentar fazer esse tipo de contratação absurda, anular e dizer que está tudo certo. Ainda mais um prefeito que gostava tanto de entrar na Justiça contra as gestões anteriores. Agora que tem a oportunidade deveria dar o exemplo, mas é exatamente o oposto que estamos vendo. Vamos buscar todas as medidas cabíveis”, frisa Tania.

Documentos

Clique aqui e acesse o Requerimento 76/21

Clique aqui e acesse a anulação da contratação pela Prefeitura

 

 

Assecom