Devido baixa procura, Saúde adianta calendário e convoca pessoas que receberam a 1ª dose de Astrazeneca até 20/05 para receber a 2ª

Devido baixa procura, Saúde adianta calendário e convoca pessoas que receberam a 1ª dose de Astrazeneca até 20/05 para receber a 2ª
Foto: Assecom

Devido à baixa procura por segunda dose de Astrazeneca nas Unidades de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas decidiu convocar todas as pessoas que receberam a primeira dose dessa marca até o dia 20/05/2021 para se imunizarem com a dose 2 a partir desta terça-feira (27).

Até então, todas as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 12/05/2021 poderiam receber a 2ª dose, porém a baixa procura fez com que a SMS tomasse essa decisão. “Precisamos garantir o maior número de pessoas com as duas doses completas o quanto antes e, por isso, decidimos adiantar esse calendário”, explicou a secretária de Saúde, Elaine Fúrio.

Para receber a 2ª dose, a pessoa deve se dirigir até uma Unidade de Saúde portando um documento oficial com foto e o Cartão de Vacinação Covid-19 que recebeu no ato da 1ª dose. Vale lembrar que, quem recebeu alguma outra vacina, como por exemplo, contra H1N1, deve esperar 15 dias, a contar da data de vacinação, para receber a dose contra Covid-19.

2ª DOSE DE CORONAVAC

A SMS reforça, ainda, que todas as pessoas que receberam a 1ª dose de Coronavac há mais de 15 dias deve procurar uma Unidade de Saúde para receber a 2ª. “Somente as duas doses é que podem garantir uma imunização eficiente contra a Covid-19 e evitar quadros graves da doença caso a pessoa venha a se contaminar”, enfatizou Elaine.

Do mesmo modo que a Astrazenica, para receber a 2ª dose, a pessoa deve se dirigir até uma Unidade de Saúde portando um documento oficial com foto e o Cartão de Vacinação Covid-19 que recebeu no ato da 1ª dose.

Vale lembrar que, quem recebeu alguma outra vacina, como por exemplo, contra H1N1, deve esperar 15 dias, a contar da data de vacinação, para receber a dose contra Covid-19.

 

Assecom