Pastor Marcos da Paz cobra da Câmara de Vereadores informações sobre suicídios no Município de Três Lagoas

Pastor Marcos da Paz cobra da Câmara de Vereadores informações sobre suicídios no Município de Três Lagoas
Foto Facebook do Pastor Marcos da Paz. Momento em que protocolou requerimento junto a secretaria da Casa de Leis
Pastor Marcos da Paz cobra da Câmara de Vereadores informações sobre suicídios no Município de Três Lagoas

Baseando-se no Art. 127 do regimento interno da casa de leis de Três Lagoas - Câmara Municipal O Pastor Macos da Paz nesta terça feira (01/06) pela manha protocolou um pedido de explicação para secretaria da saúde do municipio espantado com o índice de suicídios em Três Lagoas. "Temos a pandemia com números de 5 óbitos até o dia 31 de maio e no período de 5 meses (Janeriro a Maio) a cidade registrou 7 óbitos por suicídio, sendo 2 mais que o covid-19" comentou o Pastor que completou: " O silencio das famílias que perderam seus entes queridos produz uma sensação de tranquilidade em uma cidade que tem o segundo lugar no ranking por mortes através de suicídio no estado MS." desabafou.

Vale ressaltar que não se tem conhecimento de nenhuma ação preventiva ou campanhas voltada para esse problema. "Precisamos de explicação da administração visto que esse é um problema de saúde publica que fez mas óbitos até o presente momento que o corona vírus no município". finalizou o Pastor Marcos da Paz

Três Lagoas tem a colocação de 2ª lugar no índice de suicídio no estado de Mato Grosso do Sul desde 2015 e  cada ano nada muda! E sim se agrava com aumento no índice de suicídios  entre jovens e  adolescentes. Circulam na cidade um comentário que uma rede  de jovens e adolescentes que se conectam e falam secretamente sobre o assunto. Pastores se organizam para criação de uma Ong com objetivo de trabalhar a prevenção contando inicialmente com apoio de 3 psicólogos e já realizam palestras informativas e educativas em varias igrejas conscientizando membros e pastores.

 

NO BRASIL

O suicídio ao redor do mundo está em queda, mas o Brasil aparece na contramão desses dados. O suicídio está crescendo no País, principalmente entre os jovens. Hoje, um brasileiro se suicida a cada 46 minutos. Ao ano, em média 11 mil pessoas tiram a vida no País.

Esse é um dos resultados da pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope): Depressão, suicídio e tabu no Brasil – um novo olhar sobre a saúde mental. A pesquisa foi realizada com mais de dois mil brasileiros, a partir dos 13 anos de idade. A pesquisa contou com entrevistados de diferentes regiões do país.

A pesquisa mostra que uma em cada quatro pessoas já pensou em se matar durante a adolescência. Além disso, a pesquisa concluiu que ainda existe muita falta de informação sobre a depressão, bem como muita vergonha do diagnóstico, do tratamento, de procurar ajuda e das pessoas descobrirem sobre a doença. Dessa forma, a depressão ainda é vista como um tabu e pode levar ao suicídio quando não tratada.

“O suicídio deve ser visto como um caso de saúde pública. Dessa forma, devemos falar sobre a saúde mental para virar o jogo contra a doença”, afirma a diretora médica da Pfizer Brasil, Dra. Márjorie Dulcine.

A taxa de suicídios entre adolescentes de dez a 19 anos de idade aumentou 24% entre os anos de 2006 e 2015. Além disso, atualmente, o Brasil apresenta a maior prevalência de depressão da América Latina, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Depressão e suicídio: a quarta maior causa de morte entre jovens

“O suicídio já é a quarta maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade no Brasil. Apesar de mais comum em idosos, tirar a própria vida vêm crescendo entre os jovens e merece nossa atenção. Os pais devem ficar atentos a mudanças no comportamento dos filhos. Algumas mudanças são o isolamento social ou familiar, mudanças bruscas de comportamento, pessimismo e perda ou ganho inesperado de peso”, afirma o médico psiquiatra, Dr. Teng Chei Tung.

Outro dado de destaque é que de 3% a 5% das emergências atendidas nos hospitais são de tentativas de suicídio. Entre as pessoas que tentam tirar a própria vida, cerca de 38% possuem transtornos de humor e 22% tem transtornos por uso de substâncias.

A depressão não é apenas uma questão emocional, ela também envolve fatores biológicos. Porém, ela é uma doença tratável e o suicídio é evitável em grande parte dos casos”, afirma o Dr. Tung. Contudo, dados da OMS afirmam que apenas 37% dos depressivos graves recebem algum tipo de tratamento no Brasil.

Na direção da vida – Depressão sem tabu

A farmacêutica Pfizer, em parceria com divisão focada em doenças não-transmissíveis da empresa, a Upjohn e a área de medicina interna criou a campanha “Na direção da vida – Depressão sem tabu”, para alertar sobre os perigos da doença. A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata). A iniciativa também conta com a participação do Centro de Valorização da Vida (CVV).

A campanha contará com ações on-line e também com um labirinto de girassóis, com 120 m² de extensão e quase duas mil unidades da flor. O labirinto estará localizado, no Largo da Batata, em São Paulo (SP), entre os dias 10 e 14 de setembro de 2020. Dentro do labirinto, os visitantes poderão acompanhar a jornada de pacientes com depressão. Eles vivenciarão experiências desde a dificuldade no diagnóstico até o enfrentamento de preconceitos.

“A internet é uma ótima fonte de informação e pode ser um caminho para a pessoa com depressão pedir ajuda. Entretanto, vemos muitos comentários e opiniões preconceituosas e ofensivas sobre a doença on-line. Com a campanha queremos mudar esse cenário. Assim, levando informação e ajudando as pessoas”, afirma a neurologista e líder médica da Upjohn, Elizabeth Bilevicius. “As pessoas precisam se sentir bem para assumir que tem depressão, assim como assumem que possuem doenças cardiológicas ou hipertensão”.

O dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio. Assim, o mês conta com a campanha de conscientização “Setembro Amarelo”.

 

Com informações do CVV ( Centro de Valorização da Vida)

,