Paulinho da Força vira réu em ação sobre desvios de verbas do BNDS

Paulinho da Força vira réu em ação sobre desvios de verbas do BNDS
Foto Briza Calvacantes/ Camara dos deputados

Paulinho da Força (Foto: Briza Cavalcante/Câmara dos Deputados)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (8) abrir uma ação penal sobre as investigações feitas pela Polícia Federal em 2008, na Operação Santa Teresa. Com a decisão, o deputado federal Paulinho da Força (SDD-SP) passa a ser réu e será julgado pelo Supremo.

Paulinho da Força é acusado de crime contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o deputado era um dos beneficiários de um esquema de desvio de recursos de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A operação começou com uma investigação de casas de prostituição pela Polícia Federal. Ao fazer grampos telefônicos, a PF descobriu indícios de fraude em empréstimos do BNDES para ONGs, empresas e prefeituras. Esses empréstimos eram aprovados pelo ex-assessor de Paulinho e então conselheiro do banco, João Pedro Moura. Segundo o MPF, entre 3% e 4% dos valores financiados eram desviados, e parte desse dinheiro chegou a Paulinho por meio da ONG Meu Guri, presidida por Elza Pereira, mulher de deputado.

Segundo o portal G1, a defesa do deputado nega o envolvimento no esquema. Paulinho diz que foi vítima de "tráfico de influência" por membros da quadrilha. A tese da defesa é que a quadrilha usava o nome de Paulinho sem o conhecimento ou consentimento do deputado.