PROERD: Mais de 1300 alunos do 5º ano da REME participam de formatura

PROERD: Mais de 1300 alunos do 5º ano da REME participam de formatura
Divulgação

Mesmo com chuva, mais de 1.300 alunos da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas participaram, na manhã desta quarta-feira (11), da Formatura do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nas quadras poliesportivas do Centro de Referência em Assistência Social e Educacional (CRASE – “Coração de Mãe”).

Quinze Unidades estão inseridas no Programa que presenteou as melhores redações dos alunos com medalhas e bicicletas.

Entre as autoridades presentes na solenidade estavam o Prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro; a Secretária de Educação, Heliety Antiqueira; Tenente e subcomandante da Polícia Militar, Flávio; Delegado Regional da Polícia Civil de Três Lagoas, Rogério Makert; vereador Sargento Rodrigues; vice presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente Elizeth Aparecida Silva.

Em seu discurso Angelo Guerreiro agradeceu a presença dos alunos e familiares e parabenizou a equipe pelo maravilhoso trabalho. “Parabéns à equipe que não mede esforços para conscientizar nossas crianças sobre o perigo das drogas”, disse.

Angelo aproveitou o momento para dar a notícias aos instrutores locais do programa, sargento Jefferson Barbosa de Paula e cabo André Sena de que as dez bicicletas que faltavam para as dezesseis que seriam entregues aos alunos seriam dadas pela secretária de Educação, o sargento Rodrigues, o delegado regional Rogério e ele. “Conversei com o Sargento Rodrigues, a Heliety, o delegado Rogério e a Elizeth e as bicicletas que não foram conseguidas por parcerias este ano nós daremos. E fiquem tranquilos que as do ano que vem também será por nossa conta”, comentou

Seis alunas foram premiadas no local com bicicletas pelas melhores redações com o tema PROERD. Viviane de Araújo Brito é uma delas cuja redação falava que havia aprendido com o Programa a importância de não usar drogas. “O PROERD me ajudou a abrir a mente e aprender que não é bom fumar, beber ou praticar bullying, pois prejudica muito a nossa vida”, disse

PROGRAMA

O PROERD é um Programa aplicado, exclusivamente, por Policiais Militares que possuem Formação de Instrutor para trabalhar com as crianças dos 5º anos do Ensino Fundamental I, visando ensiná-las a resistir a oferta de drogas, bem como a inibir o contato com traficantes, que incentivam a prática de outros crimes.

A parceria com a Prefeitura existe a 22 anos e, atualmente, conta com quatro instrutores: o 1º Sargento; da PM Jeferson Barbosa de Paula; o 3º Sargento PM Dolviro Liuz de Paula; o cabo André Ferreira de Sena e a Soldado PL Lilian Carolini da Silva Corsini.