Quatro mulheres estarão à frente do Conselho Municipal de Saúde em Três Lagoas
,
A Ex. Secretaria de Saúde Angelina Zuque foi eleita Presidente do Conselho Municipal de Saude em Três Lagoas/ms, a Professora aposentada da UFMS: Edma Aranha ficou de Vice- Presidente, a enfermeira e atual, Secretária de Saúde, Elaine Fúrio será a Primeira Secretária e a servidora pública, líder comunitária, presidente do Grupo Mães Unidas, Angelita Caetano, será a segunda Secretária.
A eleição ocorreu por volta das 18horas e 30 minutos, nesta quarta feira abençoada dia 08 de novembro de 2023, em clima de muita harmonia e confiança, sendo as escolhas feitas com os votos abertos.
Dr. Milton Silveira que ficou a frente do Conselho por quatro anos estava com sentimento do dever cumprido, falou aos presentes que passará a ser agora um voluntário: ”Esses quatros anos a frente do Conselho foi um trabalho dedicado. Para ser presidente de um Conselho importante como é este, há necessidade de se doar em prol das ações, todos somos voluntários e nos ocupa muito tempo. Sempre defendi os interesses dos usuários do sistema de saúde e vou continuar ajudando no que for possível e espero que a nova diretoria faça seu papel”, comentou Dr. Milton Silveira que é um dos mais conceituados advogados no município.
O vereador e médico Dr. PAULO VERON se fez presente, bem como Presidente do Sindicato dos trabalhadores em Saúde e a Presidente e Tesoureiro do SSPM: Luciana Regina Braçal e Antônio Carlos Modesto.
O Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social.
O funcionamento do CMS prevê reuniões, plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas. Sua composição é sempre paritária.
O Conselho Municipal de Saúde de Três Lagoas – Mato Grosso do Sul, é um dos mais atuantes e deve exercer o controle, o planejamento e a fiscalização do Fundo Municipal de Saúde, fundo esse para onde são destinados os recursos a serem gastos com a saúde no município. Além de monitorar a execução das ações na área da saúde; participar da formulação das metas para a área da saúde; reunir-se ao menos uma vez por mês; acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais;
Comentários (0)
Comentários Facebook