UEMS anuncia que voltará a ter vestibular após 10 an

UEMS anuncia que voltará a ter vestibular após 10 an
FOTO/ARQUIVO

Após 10 anos, a UEMS ( Estadual de Mato Grosso do Sul) voltará a ter vestibular como forma de ingresso dos estudantes. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (2) depois de reunião do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), realizada remotamente.

Desta forma, a partir de 2021, a universidade terá três formas de ingresso para os acadêmicos:  Vestibular; Sistema de Seleção Unificada (SISU); e  Permanente.

O número de vagas por Unidade Universitária, curso, turno, regime de cotas e formas de ingresso, a ser oferecido, a cada , será proposto pela Pró-reitoria de Ensino (PROE) e aprovado pelo CEPE. A previsão é que o vestibular seja realizado no dia 06 de fevereiro de 2021.

A vice-reitora da UEMS, Celi Correa Neres, a iniciativa do retorno da realização de vestibular é resultado de uma demanda acadêmica advinda dos docentes da , dos gestores e também da sociedade sul-mato-grossense. “A UEMS apresenta essa característica de interiorização da educação superior e entendemos que o vestibular dessa forma poderá ser mais uma ferramenta de acesso à  pública aqui no MS, o que na nossa avaliação beneficiará a sociedade sul-mato-grossense”, destaca.

Maria José Cordeiro, Pró-reitora de Ensino, explica que, com a aprovação, o vestibular retornará já em 2021, inicialmente com 50% das vagas ofertadas via vestibular e 50% ofertadas por meio de notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

“O processo seletivo da UEMS deve ocorrer no mês de fevereiro de 2021 e o fato de retornamos após dez anos a oferta de vestibular pode contribuir para o maior número de acesso as nossas vagas. Em breve teremos os nossos editais publicados com números de vagas, contendo inclusive as ações afirmativas para cada uma das formas de acesso aos nossos 60 cursos de graduação”, disse.

Os candidatos poderão concorrer tanto via vestibular, quanto utilizando notas do Enem. “Portanto retomar a oferta de vestibular é uma das ações que estamos assumindo neste momento como uma das formas de auxiliar ainda mais o acesso dos nossos alunos de Ensino Médio tanto do Estado de Mato Grosso do Sul, quanto de outras localidades as vagas dos cursos de graduação da UEMS”, enfatizou a Pró-reitora de Ensino.

Vestibulares em MS

Após uma ampla discussão no CEPE, a decisão do conselho foi amplia a oportunidades para ingresso na UEMS. Com a aprovação do retorno do Vestibular, a UEMS se junta a outras universidades públicas, como a  Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e  Federal da Grande Dourados (), que possuem vagas reservadas para mais de um processo seletivo.

Na UFMS 40% das vagas são para o  Vestibular da UFMS; e na  a porcentagem é de 50% das vagas para vestibular e 50% para ingresso pelo Sisu.

 

cOM INFORMAÇÕES DOmidiamax