Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense
Divulgação

Na noite desta segunda-feira (18), por meio de propositura do vereador Realino, a Câmara entregou título de cidadão três-lagoense para a educadora Iva Severina da Silva Gomes e o ativo ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Paranapungá, José Bento. Os homenageados nasceram, respectivamente, em Itarumã (GO) e Prata (MG), mas escolheram Três Lagoas para residir e criar seus filhos. Além disso, procuraram contribuir para o desenvolvimento do município.

Estiveram presentes os vereadores Realino e Tonhão. Também compôs a mesa de autoridades o vice Paulo Salomão, representando o prefeito Ângelo Guerreiro. Salomão destacou que por trás de cada título de cidadão existe uma história. “Não podemos perder tempo com pessoas que fazem o mal, mas valorizar pessoas como vocês que fazem o bem. São pessoas como vocês que vem inspirar Três Lagoas”, enalteceu o vice.

 

Os homenageados

Bento foi eleito presidente da Associação de Moradores do Paranapungá, em 1997, conseguindo construir a sede do Centro Comunitário. A partir da construção do prédio, foi em busca de novas conquistas. Conforme consta na sua trajetória a frente da Associação, foram conquistadas: iluminação pública, rede de esgoto, asfalto e aquisição de posto de saúde, além de muitas benfeitorias para o bairro Paranapungá. Ao todo, foram 12 anos representando os moradores daquele bairro. Hoje, Bento não reside mais no bairro e o atual presidente da Associação é Celso José de Souza.

Iva também tem uma lista de serviços prestados ao município, mais especificamente, na área da educação. Ela chegou a Três Lagoas em 1977, estudou nas principais escolas da cidade (João Ponce; Afonso Pena e Dom Aquino). Iniciou o curso de Pedagogia no ano de 1988. Desde então, lecionou em diversas escolas da cidade. Desde 2008, trabalha na Escola Municipal Olyntho Mancini. No total, ela acumula 29 anos de Magistério, ou anos de muito amor e dedicação, como ela define.

 

As homenagens

Cleonir Rodrigues, filha do homenageado, elogiou muito a conduta do seu pai ao longo da vida. “Obrigado por ser um homem determinado, esta é sua melhor virtude. Nós te amamos”. José Bento, timidamente, agradeceu a homenagem. “Obrigado a todos! Peço desculpas que não sei falar muito, só quando estou brigando [em prol de algo], como aqui não estou brigando”, brincou Bento.

Diego Gomes, filho mais velho da professora Iva, emocionado, relatou a trajetória sofrida da mãe para chegar aonde chegou. “Por onde ela passou, pelas escolas que ela passou, fez a carreira dela, contagiando as pessoas com sua alegria”. O filho mais novo finalizou ressaltando que “não é só minha mãe, é um exemplo de vida”.

A professora então agradeceu por todas as dificuldades que viveu, “pois elas me fortaleceram e não me deixaram ser uma pessoa amarga e triste”. Iva finalizou com uma frase de seu pai: “somos os donos dos nossos destinos. Meu pai sempre me ensinou que a gente que é pobre só tem o nome pra zelar. Então, que a gente plante coisas boas na nossa passagem”.

Realino, em seu discurso, destacou a importância de homenagens como estas, que valorizam as pessoas que ajudam na construção da história da cidade.  “Bento, fez muito por merecer. Faço parte da história e das conquistas deles. O trabalho que você prestou como líder comunitário não é pra qualquer um. E tudo isso, sem ganhar um centavo sequer”, ressaltou o vereador.

Para Iva, Realino disse que ela é um exemplo para nossa população. “É um orgulho ter uma professora comprometida como você que leva a sério a educação em nossa cidade, contribuindo para o futuro dos nossos filhos”, finalizou, encerrando a solenidade.