Empresário e dentista recebem Título de Cidadão Três-lagoense

Empresário e dentista recebem Título de Cidadão Três-lagoense
Divulgação
Vereadores ainda entregaram outras homenagens

Por propositura dos vereadores Jorginho do Gás, Tonhão e Marcus Bazé, a Câmara Municipal de Três Lagoas promoveu sessão solene, nesta terça-feira (3), para outorgar títulos de Cidadão Três-lagoense e outras honrarias.

Indicado pelo vereador Jorginho do Gás, o empresário Fernando Delmônico, nascido em São Joaquim da Barra/SP, proprietário do NaTelha Cupim, recebeu Título de Cidadão Três-Lagoense por seus trabalhos como presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no município, onde atuou na qualificação profissional e promoção de eventos. Também ajudou na criação da cozinha piloto para melhorar o setor. Em 2019, participou da fundação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), sendo seu primeiro presidente, assim como sempre buscou soluções junto ao poder público para fomentar o turismo e criou site com pontos turísticos.

Jorginho também entregou Moção de Congratulação aos integrantes da empresa NaTelha Cupim, ressaltando que o restaurante é referência regional para munícipes e turistas.

Já por indicação do vereador Tonhão, o odontólogo e pecuarista Venilton da Silva Maciel também passou a ser Cidadão Três-Lagoense. Fundador da regional da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Três Lagoas, delegado do conselho regional da classe, também atuou como membro da diretoria da Apae, e de clubes, como o Círculo Militar e Comercial. De origem humilde, foi lavrador, sapateiro e atendente em bar, tendo vencido na vida pelo esforço, estudo e trabalho. Por esta atuação junto aos dentistas, teve destaque pessoal e social.

A Câmara ainda entregou Títulos de Cidadão Benemérito ao também odontólogo Wanderley Luiz de Oliveira, por indicação do vereador Tonhão. Ao falar sobre ele, o empresário Hélio Morales Leal destacou que o profissional foi um divisor de água no atendimento odontológico, no município. “Ele trouxe a modernidade técnica. É Impossível falar de odontologia em Três Lagoas sem falar no Vando”, disse, referindo-se ao apelido de Wanderley.

O Diploma de Honra ao Mérito “Antônio Trajano dos Santos” foi entregue pelo vereador Marcus Bazé a bombeiros e a civis voluntários que atuaram nas buscas incessantes para resgate do corpo de Antônio Carlos Alástico, o Cacau, morto em acidente náutico.

Bazé destacou o profissionalismo, humanitarismo e comprometimento de todos, sendo que cumpriram cerca de 40 horas de trabalho, para encontrar. São eles Alexsandro Yamaguti, Bruno Cesar Souza Fernandes e Murilo Corrêa Vasconcelos Yamaguti (voluntários) e Leirian de Oliveira, Lucas Salgueiro da Silva e Marco Tulio Ramos Nunes (bombeiros militares).

Em quebra ao protocolo, o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Arruda entregou uma homenagem ao vereador Marcus Bazé e a integrantes da Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL), também pelo apoio que prestaram à corporação, durante os trabalhos de busca. “Pedi aparte, nesta solenidade, para ressaltar que as corporações precisam de parcerias, como esta”, afirmou o comandante.

Bazé também entregou Diploma de Mérito aos policiais militares Thiago Pimenta de Queiroz e Guilherme Gratão Cunha pelos excelentes trabalhos realizados na ronda escolar em mais de 30 unidades educacionais, incluindo as universidades.

Já moções de congratulação foram entregue a funcionários dos serviços de perícia da Polícia Civil em Três Lagoas. Segundo Tonhão, que propôs as homenagens, normalmente outros quadros da segurança pública são lembrados, mas o importante trabalho de peritos e legistas fica esquecido. Foram agraciados Cristiane Soares Corrêa, Márcio Ventura Ribeiro, Milton César Fúrio, Paulo Roberto de Oliveira e Rafael Tibiriçá Loureiro da Rosa.

O professor Adriano de Oliveira Gianotto também recebeu moção por sua atuação junto à comunidade surda de Três Lagoas. Durante as falas, foi frisada a luta dele para buscar acessibilidade linguística. Tonhão relatou que o professor o procurou para apresentar cinco propostas de projeto de lei para promover esta acessibilidade. Dois deles já resultaram em ações, como a criação da Central de Interpretação de Libras, para apoiar serviços públicos no atendimento aos surdos, e a instituição de Libras como linguagem, no município.

Ainda por solicitação de Adriano, estão em estudo outros três projetos: Dia Municipal do Tradutor e Intérprete de Libras, inserção da disciplina de Libras em pelo menos uma escola, visando que seja um centro de educação bilíngue e obrigatoriedade de que eventos sociais, não só de instituição pública, tenham um intérprete.

Parentes e amigos dos homenageados prestigiaram a solenidade.