Políticas públicas para os esportes são tema de audiência pública na Câmara de Três Lagoas

Políticas públicas para os esportes são tema de audiência pública na Câmara de Três Lagoas
Medalhista olímpica Ana Moser trouxe experiências para o setor
Políticas públicas para os esportes são tema de audiência pública na Câmara de Três Lagoas

Como deve ser o modelo público de esportes? Para responder a esta e outras perguntas, a ex-atleta campeã olímpica de voleibol, Ana Moser, fez palestra na Câmara Municipal de Três Lagoas, na última quarta-feira (29), durante a I Audiência Pública do Esporte, promovida por propositura do vereador Professor Negu Breno.

Após discorrer sobre sua carreira pessoal, contando os altos e baixos, assim como os motivos que levaram às conquistas, Ana Moser relatou as experiências junto ao Instituto Esporte e Educação.  “O que acho importante é o que faço hoje, não o que fiz antes”, afirmou, ao explicar que sua ação de alegrar o país teve relevância, porém elevou as consultorias e assessorias que presta no país inteiro, auxiliando no desenvolvimento de políticas públicas e ações diretas de impacto na vida de crianças e adolescentes.

“Esportes deve ser para todos e incluir todas as diversidades. Ensinamos como dar educação física ou promover projetos de esportes para todas as idades, dentro da diversidade. Começa que todos têm que estar incluídos e que as diferenças devem ser consideradas. Além disso, tudo se constrói coletivamente, desenvolvendo autonomia e dando voz a todos. A ideia é a educação integral, que entende corpo e mente”.

Ana Moser destacou princípios e estratégias que são utilizados por suas equipes, fazendo paralelos sobre a possibilidade de aplicação na administração pública. Também ressaltou a importância de formar professores multiplicadores e de o esporte estar presente em várias pastas, com educação, cultura, assistência social e saúde.

A atleta também falou sobre as legislações para regulamentar e definir uma política nacional para os esportes, algumas em tramitação no Congresso e outras que ainda deverão ser elaboradas. Ela afirmou que o setor público conhece bem o perfil dos esportes de alto rendimento, voltado a competições, mas ainda tem pouco conhecimento sobre esportes como ação para toda a população. “No máximo, 4% da população está envolvida com esportes”, afirmou. Para ela, o esporte de alto rendimento e as medalhas e títulos só têm importância se refletirem a prática na base. ”Se não expressa a sua base, é injusto e desconexo. Os títulos do voleibol só fazem sentido se tiver voleibol nas escolas e nas praças”, opinou.

Em resposta a pergunta da plateia, sobre o que os governantes precisam fazer para ter esportes de qualidade, Ana Moser informou que basta fazer perguntas simples para oferecer os indicadores a serem usados como base para a política local: quantas crianças são ativas, quantas são sedentárias e, no caso das ativas, quantas horas de atividade fazem por semana. Ela lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza pelo menos uma hora por dia, somando cinco por semana. “Partindo destes parâmetros, como está? E daí, a meta dos governantes passa a ser oferecer pelo menos de 3 a 5 horas por semana de atividade física. E fornecer o que precisa para isso: material, espaço, professor e vontade política”, afirmou.

A audiência pública contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Dr Cassiano Maia; vereadora Evalda Reis; Antônio Rialino, secretário da Sejuvel; Marcelo Miranda, ex-presidente da Fundação Estadual de Esportes (Fundesporte); Gilbert Scharnik, diretor do Centro de Referência Esportiva (CRE-TL), além de vários representantes de entidades ligadas a modalidades esportivas, no município.

Antônio Rialino relatou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo município, sejam em projetos, escolinhas, aquisição de materiais, contratação e capacitação de professores e instrutores, apoio a atletas e equipes esportivas, além de investimentos em estrutura de prédios e espaços. “Tivemos um baque duro, pela pandemia, foi quase um ano sem poder movimentar o esporte no município e estamos retomando para cumprir a missão”, explicou.

O diretor do Centro de Referência Esportiva, Gilbert Scharnik, afirmou que a ex-atleta e seus projetos foram estímulo para a Petrobras investir cerca de R$ 20 milhões para proporcionar esportes para crianças de Três Lagoas e capacitar mais de 800 professores de educação física. Scharnick disse que acompanhou grande desenvolvimento dos esportes na cidade, nos últimos oito anos, e sugeriu que haja esforços para elaborar um plano municipal para o setor, de forma que o projeto seja de longo prazo e não dependa do administrador municipal que for eleito. “Que não seja a sorte de um gestor, mas que seja lei para garantir esporte de qualidade a todos e todas”, opinou.

O vereador proponente da audiência pública, Professor Negu Breno, disse que uma das suas metas é estar à frente de iniciativas e projetos de esportes. “Esta audiência tem o propósito de ouvir os profissionais e atletas. É para escutar vontades, metas, necessidades e, a partir disso, propormos projetos efetivos”, disse  

Já o presidente da Câmara, Dr Cassiano Maia, refletiu que a audiência é a importante  ferramenta para se obter conhecimento que levem a promover evolução. Lembrou que o conceito de esportes, nas décadas de 70 e 80, era associado apenas a grandes talentos, porém pontuou que a visão tem mudado, pensando que deva ser associado à comunidade como um todo. Ele propôs que os gestores, em todas as esferas, precisam desenvolver conhecimentos e estender o sistema tripartite também para o setor, incluindo saúde, lazer e educação dos jovens e crianças.

Marcelo Miranda, que esteve por sete anos à frente da Fundesporte também descreveu os projetos e ações desenvolvidos pelo governo do Estado e convidou a todas as iniciativas do terceiro setor a se formalizarem e se cadastrarem para pleitear recursos estaduais, por meio de editais que são publicados anualmente. Também informou que, atualmente, MS conta com emenda parlamentar direta para uso em esportes.

O jornalista e professor de educação física, Juvenal Moreira, também usou a tribuna e contou histórias dos esportes no município e da importância dos clubes sociais e esportivos, assim como de alguns atletas que fizeram história em Três Lagoas, localidade que ele considerou “celeiro de atletas”.

A íntegra da audiência está postada no canal Câmara Três Lagoas, no YouTube e pode ser assistida a qualquer momento.